sexta-feira, 29 de maio de 2015

Reeleito presidente, Blatter diz que sua missão é colocar Fifa no caminho


O suíço Joseph Blatter comemora após ter sido reeleito presidente da Fifa
O suíço Joseph Blatter comemora após ter sido reeleito presidente da Fifa(Foto: Divulgação/Agência Lusa/EPA/Walter Bieri)
ALEX RODRIGUES
O suíço Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito hoje (29), para seu quinto mandato à frente da principal entidade do futebolmundial, a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nem mesmo as recentes denúncias de corrupção envolvendo alguns dos principaisdirigentes da federação foram capazes de alterar os rumos da eleição. A votação foi para o segundo turno, mas o concorrente o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein, 39 anos, desistiu da candidatura.

Na primeira rodada, Blatter obteve 133 votos e Al Hussein conseguiu 73. Por 6 votos a menos do que o mínimo necessário para vencer a eleição em um única rodada, o suíço Joseph Blatter, 79 anos, teria que disputar um segundo turno com o príncipe jordaniano, que acabou desistindo. Um segundo turno não ocorria desde 1974. "Tomo a responsabilidade de voltar a botar a Fifa no caminho", disse Blatter, após ser reeleito. "Precisamos de maior representatividade das federações, de mulheres, precisamos que suas vozes repercutam na Fifa", acrescentou.

Fizeram falta ao suíço os votos de algumas das federações que retiraram o apoio a Blatter depois que as autoridades dos Estados Unidos e da Suíça deflagraram, na quarta-feira (27), uma megaoperação intercontinental para prender oito dirigentes esportivos ligados à Fifa. Embora Blatter não esteja entre os investigados e afirme ser inocente, as suspeitas afetaram sua gestão. Ele está à frente da entidade desde 1998 e garantiu seu quinto mandato.

Na manhã da última quarta-feira (27), policiais suíços prenderam, em Zurique, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, e mais seis dirigentes esportivos: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. No final da tarde do mesmo dia, o ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner entregou-se às autoridades de Trinidad e Tobago, na América Central. Warner foi liberado após pagar fiança de US$ 400 mil.

Nove dirigentes da Fifa e cinco empresários esportivos de várias nacionalidades – entre eles os sete já presos - foram denunciados à Justiça norte-americana, suspeitos de cobrar propinas ao negociar contratos de direitos de transmissão de jogos organizados pela Fifa ou por entidades a ela associadas. As autoridades norte-americanas também investigam indícios de fraude na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, e Catar, 2022). Segundo a Promotoria de Justiça de Nova York e o FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos), o esquema pode ter movimentado mais de US$ 150 milhões em mais de duas décadas.

Duzentos e nove delegações tinham direito a voto na escolha do presidente da federação. Devido ao retorno repentino do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, ao Brasil, o país foi representado pelo presidente da Federação de Futebol do Ceará, Mauro Carmélio.

Coelba informa sobre desligamento programado de energia em Ilhéus

Fornecimento será suspenso em áreas da zona sul da cidade
 A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na sexta-feira, 29, das 10h às 16h, em partes do bairro Nelson Costa, em Ilhéus. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Nossa Senhora Aparecida, Avenida Lotus, Caminho 16, Rua Herval Soledade, Rua Jasmim, Rua Barão Do Rio Branco, Rua H, Rua Mem de Sá e Rua Nova Ipanema.
O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Caso as condições climáticas não permitam, o serviço poderá ser cancelado.
  Comunicação Social – Ilhéus – 29.5.15

Conferência aprova PME que será transformado em Projeto de Lei

Após as reuniões de avalização que resultaram na aprovação das propostas que foram sistematizadas nas oficinas, a comissão organizadora do Plano Municipal da Educação (PME) está empenhada em redigir a proposta de plano que seguirá para votação e aprovação no Legislativo. A apresentação das propostas teve início na última terça-feira (26), e culminou na aprovação do regimento, na tarde desta quinta-feira (28).
As propostas foram sistematizadas pela comissão organizadora formada por Ana Paula Báfica, Darluce de Queiroz, Edglese Moura, Janaína Guzzo, Soledade Paternostro, Maria José Reis, Maria Zilva Macedo e Sarah Nascimento. O PME é o instrumento legal que vai nortear a educação em Canavieiras pelos próximos 10 anos. Para a elaboração do material, foram utilizados instrumentos como questionários, análise documental das escolas e entrevistas.

Outorga onerosa em Salvador

Outorga onerosa em Salvador: Colocaram as raposas para tomarem conta do galinheiro, afirma Hilton Coelho

O vereador Hilton Coelho (PSOL) votou contra, porém, a Câmara de Salvador aprovou na quarta-feira (27/05), por 28 votos a favor e 10 contra, o projeto de lei do Executivo nº 201/2014, que muda o cálculo e diminui o valor da outorga onerosa (valor pago à Prefeitura para aumentar a área de construção dentro de um terreno) para edificação de imóveis. “Aprovou-se mudanças no cálculo da contrapartida financeira a ser paga pelo setor imobiliário para a construção acima dos limites estabelecidos para o local do empreendimento, mantendo cobranças para os construtores individuais e dando deduções expressivas ao setor imobiliário. Mais uma vez entregaram o galinheiro para as raposas tomarem conta”, avalia.

VEREADOR TENTA VIABILIZAR ATENDIMENTO DE PACIENTES COM FERIDAS CRÔNICAS

O vereador Aldenes Meira (PCdoB) apresentou nesta quinta-feira (28), à Secretaria da Saúde da Bahia, a proposta de contratualização dos serviços de medicina hiperbárica em Itabuna. Esse tipo de atendimento é fundamental para pacientes com feridas crônicas, que hoje precisam se deslocar até Salvador para se tratar.

Acompanhado por Josivaldo Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aldenes entregou a proposta ao superintendente de Regulação da Sesab, José Rodrigues. “Foi um passo importante para avançarmos no caminho para a contratualização”, disse o vereador.

Caso seja assinado, o convênio permitirá que sejam atendidos a cada dia 30 pacientes com feridas de difícil cicatrização. No sábado (23), quando esteve em Itabuna, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assumiu compromisso com a viabilização da medicina hiperbárica na cidade.

Por - Ricardo Ribeiro

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Prêmio Mulher Empreendedora Atuante 2015


Clique para obter Opções


Clique para obter Opções

Por -Ricardo Mendes - A segunda edição da premiação à Mulher Empreendedora Atuante, realizado por Vitória Santana, ocorreu no dia 19 de maio de 2015, no do SEST SENAT.
A iniciativa dá o reconhecimento à posição estratégica da mulher que realiza algo a mais pelo bem da sociedade em que vivemos. Essas que são mulheres empreendedoras, modelos no mundo dos negócios. E se dividem/ multiplicam em serem lideres em suas áreas, muitas vezes mães, esposas. Mas que conseguem ser atuantes na sociedade e exemplos a serem seguidos.
Na solenidade Vitória Santana, diretora da Revista Vitória e o paraninfo do Evento, Exmo. Sr. José Humberto Martins, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, entregaram as placas de homenagem às laureadas. Em seguida o público pôde apreciar a performance poética dos Artistas Sônia Amorim e António Oliveira. E o desfile de vestidos de noivas do estilista Mar Ramos, conjuntamente com vestidos de festas da Estilo e Elegância de Edinair Santos.
Posteriormente no foyer o coquetel de congraçamento entre os convidados, contou com a exposição fotográfica de Pedro Augusto, Coquetel da Drago Drinks e Buffet de Thadeu Henrique. O Evento contou ainda com a produção audiovisual de DJ Djavan. Estiveram também presentes o líder do Governo na Câmara, o Vereador César Brandão e o Presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, exmo. Sr Aldenis Meira.
O Evento foi fruto de uma grande parceria entre apoiadores e realizadores. Tais como a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo Municipal, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, o SEBRAE, o SEST SENAT, Free Hand sinalização, DJ Djavan, Thadeu Henrique Buffet, Mar Ramos Estilista, a Estilo & Elegância e a Revista Vitória.
Fotos - Laíse Galvão.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Oposição decide buscar impeachment por meio de ação penal contra Dilma.

DO - COTURNONOTURNO - QUINTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2015

"O impeachment é o nome mais conhecido da sociedade para o impedimento da presidente. Mas essa ação vai na mesma direção da vontade popular. Se fôssemos optar pelo impeachment o processo poderia ser arquivado no dia seguinte. Prefiro a cautela" - Aécio Neves (PSDB-MG)

"Agora não vamos falar em impeachment" - Ronaldo Caiado (DEM-GO).

(Estadão) Após se reunir com líderes da oposição, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que eles vão protocolar na próxima terça-feira, 26, uma ação de crime comum contra a presidente Dilma Rousseff na Procuradoria-Geral da República.

Esse foi o caminho escolhido depois de o parecer elaborado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior não trazer elementos suficientes para o grupo entrar com um pedido de impeachment no Congresso. "Neste momento, essa é a ação que une as forças de oposição. Nada impede que futuramente, a partir das sucessivas novas informações que nos chegam, haja espaço para um pedido de impeachment", afirmou. 

Nessa quarta-feira, 20, Aécio recebeu do jurista a ação que responsabiliza Dilma pelas chamadas pedaladas fiscais, que consistiu em atrasar repasses do Tesouro Nacional aos bancos federais para o pagamento de benefícios sociais. Esse procedimento fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O documento sacramentou a decisão do partido de recuar da estratégia de pedir no Congresso o impeachment. A tese era defendida pela maioria da bancada de deputados tucanos, mas perdeu força após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sinalizar que engavetaria a iniciativa. 

Durante o encontro nesta quinta-feira, 21, as lideranças da oposição negaram que tivessem recuado e afirmaram que a ação que vão protocolar terá a mesma função do impeachment. "Feita a denúncia, o afastamento da presidente é automático. Então as consequências desse ato que nós estamos promovendo, é igual ao impeachment. Mas estamos trabalhando com a responsabilidade de dar um argumento jurídico consistente", disse o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

Caberá ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a decisão de encaminhar ou não denúncia ou pedido de abertura de investigação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em caso de pedido de abertura de inquérito, o pleno do Supremo decide sozinho. Em caso de denúncia, a Corte deve fazer encaminhamento do pedido à Câmara, que vai ou não autorizar a abertura de inquérito por maioria de votos.

Blogueiro que denunciava corrupção é decapitado em MG

are on twitter
Evany Metzker denunciava escândalos no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais
Evany Metzker denunciava escândalos no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais (Foto: Reprodução/Facebook)
A Polícia Civil de Minas Gerais investiga duas hipóteses para o assassinato do jornalista Evany José Metzker, de 67 anos: crime passional ou relacionado à atividade que a vítima exercia. O corpo do jornalista foi encontrado na segunda-feira, 18, decapitado e sem roupas, na zona rural de Padre Paraíso, a 558 quilômetros de Belo Horizonte. A cabeça estava a cerca de cem metros de distância do corpo. O enterro ocorreu no mesmo dia, em Medina.

"Pela brutalidade do crime, parece ser alguém que estava com muita raiva dele", disse o investigador da Polícia Civil Diogo Macedo. A possibilidade de crime passional não está descartada, mas a principal linha de investigação é verificar se o jornalista foi morto por causa das matérias que publicava em seu blog, "Coruja do Vale", que cobre cidades do Vale do Jequitinhonha, uma das mais carentes do País.

Pastor homofóbico renuncia após participar de paquera gay

Matthew Makela em foto do Facebook
Matthew Makela em foto do Facebook
Um pastor de Michigan (EUA) que já se pronunciou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi pego pedindo por sexo em um aplicativo de paquera gay. O site de notícias gays Queerty conseguiu capturas de tela da conversa em que Matthew Makela envia fotos suas para outros homens. O pastor, que é pai de dois filhos, confirmou a autenticidade da conversa, mas não quis fazer mais comentários.

Makela deixou o cargo depois que o artigo veio a público. O pastor repetidamente condenou a homossexualidade, de acordo com o Queerty.

Em um agora deletado comentário para um jornal anticasamento gay, editado por um colega pastor, Makela comparou a homossexualidade ao alcoolismo e sugeriu que os gays poderiam superar a atração pelo mesmo sexo com apoio suficiente.
"Eu amo as pessoas que têm atração sexual pelo mesmo sexo, assim como Deus", escreveu ele. "Nós não dizemos a uma pessoa que nasce com tendências para o abuso de álcool para continuar a satisfazer seus desejos inatos. Tentamos ajudá-la em sua luta."- (BOl Notícias

Moradores do bairro Santa Clara voltam a interditar BRs


Mais uma vez os moradores do bairro Santa Clara interditaram duas importantes rodovias que cortam Itabuna. As BRs 101 e 415, sentido Buerarema, Itajuípe, Ibicaraí e Ilhéus estão bloqueadas pela população do bairro que cobra, novamente, ações prometidas pelo poder público municipal e que não são cumpridas. Pneus foram queimados e pedras colocadas em pontos estratégicos da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal está no local negociando a liberação das rodovias. A fila de veículos é imensa.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Para Dilma, deixou de ser urgente combater a corrupção. Urgente agora é aumentar impostos.

DO - COTURNONOTURNO - TERÇA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2015

Lembram daquele pacote anticorrupção marqueteiro que a Dilma enviou para a Câmara em março passado, em regime de urgência constitucional? Pois é. Amanhã, sessenta dias depois, sem ser votado porque era só um factoide, ele passa a trancar a pauta. Sabem o que vai acontecer? Dilma vai retirar o pedido de urgência para a Câmara poder votar o projeto que aumenta os impostos sobre a folha de pagamentos. Ou seja: corrupção, para Dilma e para o PT, não é um problema. O que o governo quer é aumentar impostos para, justamente, cobrir o rombo da roubalheira instalada no país.

AMURC: Construção de aterros sanitários consorciados na região

CDS-LS tornará realidade a construção de aterros sanitários consorciados na região
                         O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc realizaram nesta segunda-feira, 18, em Ibicaraí, a última reunião de apresentação do Plano de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.  As atividades já foram realizadas nos municípios de Barro Preto, Itapé e Floresta Azul, e serão estendidas as demais cidades da região com o objetivo de agilizar o processo de instalação de aterros sanitários consorciados.

CDL: Feijão Imprensa confirma do para dia 31 de Maio

        
Ano passado, CArlos Lehay entrega premio
A 22ª edição do Feijão Imprensa, promoção que a CDL de Itabuna realiza anualmente para homenagear os profissionais de comunicação da cidade, foi confirmada para o final deste mês, dia 31, domingo, véspera do Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho.

Segundo o Diretor Promocional e de Eventos da entidade, Carlos Leahy, foi seguido o critério de escolha do primeiro domingo mais próximo da data oficial. Leahy espera reunir cerca de mil convidados ao encontro (cerca de 500 comunicadores) que é considerado a maior homenagem que se presta à imprensa no país.

Apoio

Como das vezes anteriores os convidados receberão camisas do evento que asseguram o acesso à festa de forma inteiramente gratuita. A promoção terá duas bandas animando o congraçamento.

O Presidente Braga, que acompanha todos os passos da organização do FI 2015, informa que muitas empresas já asseguraram a sua participação. O diretor promocional e de Eventos, Carlos Leahy, informou que algumas instituições e empresários se dispuseram a patrocinar as camisas da festa. Por outro lado as demais despesas também serão custeadas pelas empresas locais.

Para os dirigentes da Soluz, Eduardo Carqueija e do Motel Voce Ki Sabe, Jaime Nascimento, que patrocinam o Feijão Imprensa desde a terceira edição em 1996, essa promoção é uma das quais as suas empresas nunca se furtaram a patrocinar pois reconhecem o importante papel da imprensa para o comércio local.
  
Por - Ramiro Aquino

São João dos Bairros leva música e alegria ao Malhado, em Ilhéus

Evento aconteceu domingo, a partir das 16 horas e atraiu a comunidade com brincadeiras, concursos, apresentações de quadrilhas juninas e muita música.
 Muita música, brincadeiras, brindes, apresentação de quadrilhas juninas e concurso da Rainha do Milho. Esses foram os ingredientes da estreia da quinta edição do projeto São João dos Bairros 2015 no Malhado, neste domingo, 17, em Ilhéus. A promoção este ano vai alegrar mais duas comunidades: Teotônio Vilela e Hernani Sá. O evento é uma realização da TV Santa Cruz com patrocínio da Prefeitura de Ilhéus, através das Secretarias de Cultura e Comunicação Social, e apoio de empresas privadas.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rodoviários fazem paralisação contra a violência

(NESTE MOMENTO O TRANSPORTE COLETIVO EM ITABUNA ESTÁ PARADO, RETORNA AS 11;00 HORAS)
Motoristas e cobradores de ônibus de Itabuna decidiram paralisar toda a frota durante duas horas, a partir das 8hs, nesta segunda feira (11). Eles querem chamar a atenção das autoridades sobre a violência a que são submetidos. Ontem, um motorista foi atacado por um motociclista que estava armado com um facão. Ele obrigou o motorista a parar o carro em briga de trânsito. O movimento tem o respaldo do Sindicato dos Rodoviários que engrossa o grito por segurança em relação aos constantes assaltos a ônibus. Os veículos estão estacionados nas proximidades do estádio Luiz Viana Filho. A empresa Rota também aderiu ao protesto.  (Itabunão).- Por 

AUMENTO DE PASSAGEM

Ontem 10, em pleno dias das mães, a passagem do transporte coletivo, em Itabuna, passou a custar R$2,50, o que pegou muita gente de surpreso, apesar do aumento ter sido anunciado, mês passado. Foi o presente do Dia das Mães, dado pelo governo Vane!