sexta-feira, 29 de maio de 2015

Conferência aprova PME que será transformado em Projeto de Lei

Após as reuniões de avalização que resultaram na aprovação das propostas que foram sistematizadas nas oficinas, a comissão organizadora do Plano Municipal da Educação (PME) está empenhada em redigir a proposta de plano que seguirá para votação e aprovação no Legislativo. A apresentação das propostas teve início na última terça-feira (26), e culminou na aprovação do regimento, na tarde desta quinta-feira (28).
As propostas foram sistematizadas pela comissão organizadora formada por Ana Paula Báfica, Darluce de Queiroz, Edglese Moura, Janaína Guzzo, Soledade Paternostro, Maria José Reis, Maria Zilva Macedo e Sarah Nascimento. O PME é o instrumento legal que vai nortear a educação em Canavieiras pelos próximos 10 anos. Para a elaboração do material, foram utilizados instrumentos como questionários, análise documental das escolas e entrevistas.


Segundo Edglese Moura, a tarefa exigiu um trabalho intensivo do grupo. “A equipe propôs uma divisão de tarefas para buscar material para construção do diagnóstico da educação do município. Tivemos alguns obstáculos para conseguir coletar informações que pudessem nos dar o suporte para iniciarmos a construção do texto base”, ressaltou.
Informa a Secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Anjos, que a Conferência Municipal de Educação serviu para debater as propostas recolhidas ao longo do processo. “O caráter participativo e representativo da conferência permite que o plano ganhe tanto em conteúdo, como em peso político”, frisa.
Foram abordados os seguintes eixos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Especial, Ensino Superior, Gestão, Valorização do Magistério e Recursos Financeiros.
Entre as metas aprovadas, no segmento da Educação Infantil, universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade. Para o Ensino Fundamental, pretende-se universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do  terceiro ano do ensino fundamental.
De acordo com o documento, foi aprovado, ainda disponibilizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa de matrículas no ensino médio para 85%. Já o segmento da Educação Especial, prevê que seja oferecido para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado.

(29-05-15)


Nenhum comentário: