quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PCdoB FORMA CONSELHO DE SAÚDE DE ITABUNA

Ontem 17h, no auditório da Fundação de Saúde, Dr José Maria Magalhães Neto (antigo SESP) aconteceu a eleição do Conselho Municipal de Saúde. Com duas chapas concorrentes; uma encabeçada  por “Gracinha” (Chapa 1) e a (chapa 2), encabeçada por Josivaldo. A vencedora, contrariando, todas as normas, foi a chapa 2, formada por sindicalistas filiados ao PCdoB. Com isso sendo vencedor  o governo, como queriam, o prefeito Vane e o vice Wenceslau        Júnior.


Está todo mundo em casa. As águas vão rolar, e ninguém vai ver. Com isso, a Plena da Saúde, se retornar, continuará, mesmo,  sem gestão. Será que o Governo do Estado vai entrar nessa? As entidades sérias ficaram impotentes, e com 10 votos, contra a 13, elas sempre ficarão de fora dos pleitos, ou melhor, sempre serão perdedoras.

A nova diretoria do Conselho Municipal, depois de muita confusão na Justiça, envolvendo o Ministério Público, ficou assim constituída:  Presidente – Josivaldo Gonçalves (Sindicato dos Agentes dos Agentes Comunitários); Vice Presidente – Francisco Gomes Filho (Sindicato dos Comerciários); 1º Secretário – José Carlos Trindade (Secretario da Assistência Social) e Liamara Bricídio e 2º – Secretário (Sindicato Bancário)..

As entidades de usuários foram ameaçadas e coagidas, segundo informação, pelo Prefeito Vane e o PCdoB, de Wenceslau, caso não apoiasse a chapa do governo, teriam cortes da Secretária da  Assistência Social.
Perguntamos onde está o Ministério Público pra ver essas irregularidades? A eleição do jeito que aconteceu deveria ser anulada. Não acreditamos no retorna da Plena! Quem vai fiscalizar quem, se o governo municipal tem maioria formada pelo PRB e PCdoB?
   
Nota da Prefeitura:
Conselho Municipal de Saúde de Itabuna já tem nova diretoria 

O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna - CMSI elegeu, no inicio da noite de hoje, a nova diretoria do colegiado, tendo à frente, como presidente, Josivaldo Gonçalves , representante do Sindicato dos Agentes Comunitários do Sul e Extremo Sul da Bahia - SINDIACS. A nova diretoria, cujo mandato vai até 2016, tem como vice-presidente, Francisco Gomes Filho, do Sindicato dos Empregados no Comercio de Itabuna; secretário-geral José Carlos Trindade, da Secretaria Municipal de Assistência Social e diretor-tesoureiro Liamara Bricídio, representante do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região. 
O secretário municipal de Saúde, Plínio Adry, considera que a normalização do Conselho Municipal de Saúde, consolidada com a eleição, é fundamental para que o município possa desenvolver melhor e com mais agilidade as políticas públicas para a saúde. “Se completou a última etapa de um processo que vinha se arrastando há algum tempo. Esperamos agora aprovar os instrumentos de gestão para que se possa dar andamento às prioridades da saúde de Itabuna”, declarou.
A eleição da nova direção do CMSI ocorreu no Centro de Saúde José Maria de Magalhães e a chapa vitoriosa obteve 13 votos contra 10 da chapa 1, liderada por Gisleide Lima Silva, da Associação Bahiana de Enfermagem/ Regional Itabuna - ABENF. O novo presidente disse que o Conselho Municipal de Saúde tem o respeito e o reconhecimento das instâncias estadual e federal pelo muito do trabalho que fez desde sua instituição. "Vamos procurar manter este respeito, já que nossa preocupação será a melhoria das condições de saúde da população”,
Em reuniões marcadas para os dias 23 e 29 deste mês, a nova diretoria vai apresentar uma minuta de regimento para apreciação dos demais membros. A primeira reunião ordinária do CMSI ficou definida, inicialmente, para próximo dia 6 de novembro.. 



Nenhum comentário: