quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FICC apresenta projetos para os próximos anos

A equipe gestora, servidores, apoiadores e colaboradores da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) ofereceram à imprensa e aos entusiastas da cultura, nesta quarta-feira,16, um café da manhã onde foi apresentado um balanço dos projetos desenvolvidos nos 10 meses da nova administração. Foi lançada também, a primeira edição do Boletim da Instituição, edição especial Outubro Rosa. 
Um vídeo institucional em apoio ao combate ao câncer de mama foi exibido a imprensa presente. Produzido pela Assessoria de Comunicação da Instituição, o vídeo busca conscientizar as pessoas sobre a doença, que mata anualmente milhares de pessoas somente no Brasil. 

Foram apresentados também inúmeros projetos que já foram cadastrados junto a órgãos privados e federais como SICONV, PETROBRÁS, SANTANDER, FUNDAÇÃO PALMARES, MINC (Ministério da Cultura), EMBAIXADA DA ALEMANHA, dentre outros. 
O Presidente da FICC, professor Roberto José falou sobre as ações da Fundação em torno da valorização da cidadania, que é a principal fomentadora do Programa Cidade de Paz, idealizado pelo prefeito Claudevane Leite como forma de diminuir a violência entre os jovens, principalmente nas regiões periféricas. 
Roberto lembrou que o problema do combate à violência é demasiadamente abrangente, perpassa por questões de toda ordem e um projeto que se propõe a solucioná-lo não tem efeito satisfatório imediato, principalmente pela complexidade de ser instituído. 
Ainda assim, ações como a formação dos primeiros agentes culturais da FICC e a realização do projeto do Cine Clube todas as terças-feiras já dão a exata dimensão de como a atual equipe gestora tem se esforçado para dar uma resposta rápida para a sociedade grapiúna. “Na periferia, a criança e o adolescente costumam idolatrar as figuras dos líderes de organizações criminosas e a formação dos agentes culturais provocará justamente uma ruptura na atração nefasta que o mundo do crime exerce sobre eles”, explicou. 
Todos os presentes receberam uma rosa em homenagem ao Outubro Rosa, movimento mundial criado para conscientizar as pessoas sobre o combate ao câncer de mama. Exemplares da primeira edição do Boletim Informativo da FICC foram distribuídos. Os Secretários Municipais de Assuntos Governamentais, Cleide Sousa, da Educação Dinalva Melo e de Esportes e Recreação Evans Maxwuel prestigiaram o evento. 
Da Assessoria de Comunicação-17 de Outubro de 2013.
Direto ao assunto: A burrice!
Neste encontro, acima mencionado, considerando que a FICC é a entidade máxima, representativa,  da cultura Grapiúna. "Grapiúna" com acento, e não sem ele! como muitos escrevem por ai...   Muitas outras entidades que fazem a cultura de Itabuna, não foram convidadas, entre elas: O Montepio dos Artistas, com quase cem anos de existência e o   Clube do Poeta Sul da Bahia, com 24 anos de fundado, e tendo em seu quadro, cerca de 200 sócios, entre poetas, escritores e simpatizantes. É uma pena, que neste municípios, não haja a união! 
Com isso, Itabuna, no momento, vive um corporativismo muito grande no setor. A cultura é o todo, não pertence a uma facção qualquer, como muitos querem. Por exemplo: o escritor Cyro de Mattos, em Itabuna, só reconhece, a Academia dá qual ele faz  parte... E, assim, vai... E, assim vai...  Enquanto isso, o Rio Cachoeira está morrendo e os nossos monumentos desaparecendo  assim como, a nossa cultura contemporânea! Calma gente!   Cultura deve ser  feita apara todos, assim é burrice!  Quantos livros a FICC já lançou este anos?

Nenhum comentário: