quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Funcionários da Santa Casa de Itabuna na Campanha “Outubro Rosa”


 Transmissão de muita informação para os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Assim foi a quarta-feira (16), nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, durante a programação da Campanha “Outubro Rosa” - movimento internacional voltado para a divulgação de informações sobre o câncer de mama.
No Hospital Calixto, por exemplo, a realização de uma oficina comandada pelo Grupo Se Toque, o sorteio de camisas da campanha, uma palestra ministrada pela assistente social Vitória Cunha, e um delicioso café-da-manhã fizeram parte da programação. Na oportunidade, Suely Dias, presidente do Se Toque, discorreu sobre os cuidados necessários para a prevenção do Câncer de Mama, os fatores de risco, entre outros pontos.


Ainda lembrou que com o passar dos anos a doença tem atingido um número cada vez maior de jovens, principalmente em decorrência dos hábitos alimentares. “Esta é uma doença que tem atingido pessoas de todas as faixas etárias, sendo que no passado apenas as mulheres com mais de 40 anos estavam no grupo de risco”, lembrou.
E completou: “Não existe uma causa única, existem sim vários fatores de risco. É preciso que a mulher tenha consciência da importância de realizar os exames, principalmente aquelas que possuem histórico da doença na família”.
Uso de álcool, fumo, sedentarismo e excesso de gordura foram apontados como alguns dos fatores de risco. Já a alimentação equilibrada, foi mencionada pela presidente do Grupo Se Toque como um desafio a ser vencido, por contribuir de forma efetiva para a prevenção da doença.

Direitos do paciente com Câncer
Já a assistente social Vitória Cunha aproveitou o momento para transmitir informações sobre os “Direitos do Paciente com Câncer”. A importância do cumprimento da Lei n° 12.732, de 22/11/2012, que garante o tratamento dos pacientes em um prazo de até 60 dias após ser detectada oficialmente a doença, foi um dos pontos abordados.
Os cuidados paliativos da doença e os principais direitos que são garantidos aos pacientes em tratamento de câncer, também foram abordados na palestra que foi encerrada com uma dinâmica interativa.

Nenhum comentário: