quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Derivados de leite podem ampliar renda de agricultores familiares

O beneficiamento do leite produzido na pequena propriedade pode elevar a renda do agricultor familiar que decida produzir derivados como queijo coalho, requeijão light, iogurte ou doce de leite. Para incentivar os pequenos produtores no melhor aproveitamento de produção a Prefeitura de Itabuna e Sindicato Rural ofereceram um curso de capacitação a representantes das associações de agricultores familiares na Expoita.
Ministrado pelo consultor do Senar e do Sebrae Marçal Gandra, as aulas destinadas a ensinar a produzir derivados do leite agradaram, principalmente às mulheres que vêem na fabricação de queijos, iogurtes, requeijão e doce a oportunidade de ajudar maridos e companheiros aumentar a receita das pequenas propriedades nos assentamentos e projetos agrícolas assistidos tecnicamente pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Não vejo a hora de eu mesma fabricar o que a gente consome em casa e vender o excedente”, afirma dona de casa Lindinalva Matias, do Morumbi.

A agricultora familiar acrescenta que, além de aprender a fabricar os derivados do leite, também teve acesso a informações sobre como evitar a contaminação do leite e dos produtos com coisas bastante simples a exemplo da higienização das mãos, vasilhames e utensílios domésticos. “Aprender a manipular leite e derivados corretamente, observar cuidados simples e ter muita atenção nas preparações já valeu muito a pena ter participado", contou.
O instrutor Marçal Gandra explica que, a partir de uma produção diária de 30 litros de leite podem ser fabricados 10 litros de iogurte e dois quilos de queijo coalho ou de requeijão light. “Portanto, a família poderá agregar uma boa receita extra ao que é produzido na propriedade e com a vantagem de comercializar apenas o excedente”, afirmou, acrescentando que além do leite nas preparações vão ser utilizados insumos de baixo custo como sal e açúcar.
A presidente da Associação de Produtores da Roça do Povo, Maria das Neves Lima Oliveira, se disse satisfeita com a oportunidade que as famílias do projeto agrícola mantido pela Prefeitura, na região rural de Ferradas, tiveram com o curso sobre derivados do leite, principalmente porque muitas mulheres poderão ser aproveitadas no laticínio que ali funciona. “A gente aprendeu coisas novas, aprendeu como beneficiar o leite e ainda vai ter um certificado reconhecido. Isto foi uma bênção em nossas vidas”, declarou.
Já Nilza Carvalho Reis considera de muita importância o aprendizado que a Prefeitura e o Sindicato Rural de Itabuna lhe ofereceram nestes três dias. “A gente poderá melhorar a alimentação e a nutrição dos filhos e familiares fabricando em casa derivados do leite”, comentou. Único homem no grupo de agricultores familiares das duas associações de produtores participantes da capacitação, o vice-presidente da Associação da Roça do Povo, Balbino da Cruz Souza, disse que aproveitou bem as aulas ministradas e que pretende por tudo logo em prática sem perder tempo e dinheiro. “Foi uma excelente oportunidade que a gente teve para aprender a agregar mais valor à atividade rural”, concluiu.
 Departamento de Comunicação Social
Por Luiz Conceição
Foto: Gabriel de Oliveira

Nenhum comentário: