quinta-feira, 29 de julho de 2010

Itabuna tem galeria de Intendentes



Como parte dos festejos do centenário do município, a Prefeitura de Itabuna instalou, no gabinete do prefeito, uma galeria de fotos de todos os intendentes e ex-prefeitos. Além do prefeito, Capitão Azevedo, e de secretários municipais, estiveram na solenidade de inauguração dois ex-prefeitos da cidade: José Oduque Teixeira e Félix Mendonça, este último atualmente deputado federal. Também participaram vereadores, servidores municipais, e dirigentes de entidades de classe.
Para o prefeito a inauguração da galeria marca um momento importante e resgata ao mesmo tempo a história de Itabuna, que nasceu no ventre de uma ex-capitania hereditária e se transformou num grande pólo regional. Destacou ainda a “homenagem a homens que construíram a cidade e merecem o respeito de todos, pois fizeram o que era de melhor para a nossa gente”.
Azevedo elogiou as gestões de Félix Mendonça e de José Oduque Teixeira, que deixou dinheiro em caixa na Prefeitura e construiu o prédio do antigo centro administrativo. Lamentou também as dificuldades enfrentadas e que são decorrentes da carência de recursos para uma demanda crescente de serviços.
Ele também criticou a crescente desigualdade social, o que não é um problema itabunense, uma vez que o Brasil ocupa o terceiro no ranking mundial no contraste de riquezas, um fator que contribui para o crescimento da violência e exige das esferas governos mais investimentos em programas sociais.
Ao agradecer as homenagens, o prefeito José Oduque Teixeira destacou a necessidade de agregar a força, a inteligência e o amor dos que trabalham para o progresso de Itabuna, tornando-a uma cidade mais humana e progressista. Elogiou também o governo municipal por investir em obras importantes e em ações na área social.
Félix Mendonça, que exerce o sexto mandato na Câmara Federal, observou que o prefeito Azevedo realiza uma grande obra, numa cidade que empobreceu em conseqüência da crise do cacau, com um forte impacto social e um saldo de 200 mil trabalhadores que acabaram migrando do campo para as periferias das cidades.
O ex-prefeito elogiou a criação da galeria, pois, “aqui estão os construtores da nossa cidade e que trabalharam junto com os pioneiros na construção da rica civilização do cacau”. Anunciou ainda o seu apoio ao projeto do Museu da Cidade, já tombado pelo Iphan e ao elenco de obras visando a solução definitiva do abastecimento de água, o que depende do governo do estado.
O jornalista Adelindo Kfoury entregou ao prefeito Azevedo e ao secretário de Educação, Gustavo Lisboa, exemplares do livro ‘Itabuna, Minha Terra’, fazendo o lançamento simbólico da sua terceira edição. Ele considerou a galeria dos intendentes e ex-prefeitos como um pedaço da história itabunense, salientando a contribuição de cada um deles para o desenvolvimento da cidade.

Nenhum comentário: