quinta-feira, 29 de julho de 2010

Missa Solene marcou festividades




Um dos momentos mais marcantes das festividades do dia 28 de julho, data na qual a cidade de Itabuna comemorou o primeiro centenário de emancipação política e administrativa, foi protagonizado pela comunidade católica na Catedral de São José, com a Missa Solene presidida pelo bispo Dom Ceslau Stanula e concelebrada por diversos padres da diocese local.
O ato litúrgico, que remonta a uma antiga tradição desde a fundação da cidade, contou com a presença do prefeito Capitão Azevedo; do presidente da Câmara Municipal, Clóvis Loyola; secretários municipais, deputados estaduais e federais, ex-prefeitos, além de descendentes dos migrantes e desbravadores que deram origem à formação étnica do povo grapiúna.
Abrilhantada por um coral formado por 40 vozes, a missa foi iniciada com a leitura de um pequeno texto trazendo à memória a luta pela emancipação da cidade. O bispo diocesano destacou durante a sua homilia que Itabuna cresceu e se desenvolveu tendo como base a fé em Deus e a devoção ao padroeiro São José.
“Portanto, cabe a cada um de nós mantermos vivo o mais importante tesouro que herdamos dos nossos antepassados, que mediante a fé, acreditaram na construção de uma cidade pujante e acolhedora”, frisou o bispo. Dom Ceslau finalizou apresentando ao prefeito os votos de felicidades pelo centenário de Itabuna.
No rito da apresentação das ofertas, foram levados ao altar da Catedral alguns ícones que marcaram o desenvolvimento da cidade nos aspectos econômico, educacional, industrial e da saúde. Antecedendo o início da Missa, o prefeito Capitão Azevedo participou do ato de hasteamento das bandeiras, ao lado do bispo diocesano, do comandante do 15º BPM e uma descendente dos desbravadores.

Nenhum comentário: