sábado, 18 de abril de 2009

Prefeitura cria cadastro para melhorar atendimento na saúde

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e o secretário de Saúde, Antônio Vieira, reuniram-se com os administradores das unidades de saúde e presidentes de associações moradores dos bairros, quinta-feira, 16, no auditório da Associação Comercial discutindo ações para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. Foi definida a criação de um cadastro das reais demandas, a fim de melhorar o atendimento nas unidades. “O papel dos administradores e das lideranças comunitárias é conhecer o perfil de cada usuário, com uma ficha com nome, endereço, telefone e o que ele necessita”, explica Azevedo.

A meta da Prefeitura é atender melhor quem busca o serviço de saúde do município, evitando o tumulto registrado na Central de Regulação e unidades de saúde para a liberação de exames e outros procedimentos. O prefeito solicitou atenção especial para os usuários da rede municipal que estão sofrendo com atraso na liberação de exames e consultas nas unidades. “Temos de saber realmente quem e quantas são essas pessoas para melhor atende-las”, disse Azevedo.

O cadastro vai mostrar o verdadeiro universo dos usuários do SUS residentes em Itabuna. Segundo o secretário de Saúde, cerca de 40 mil moradores de outros municípios são atendidas em Itabuna porque usam o endereço de amigos e parentes que moram na cidade. Com quase 210 mil pessoas, Itabuna tem mais de 280 mil usuários cadastrados no SUS. “Isso prova que pessoas de outras cidades estão usando nossa rede básica de saúde”, diz Vieira.

A diretora da Atenção Básica, Fernanda Ludgero, disse que o cadastro é apenas um dos projetos para melhorar a saúde de Itabuna. “Esse modelo de gestão já deu certo em outros lugares e com a participação dos coordenadores das unidades, um modelo implantado pelo prefeito, a secretaria tem todos os instrumentos para melhorar”.

Depois de preenchida, a planilha será levada para a secretaria da saúde, onde passará pelo planejamento e depois pelos técnicos. O relatório vai mostrar as pendências e procedimentos mais solicitados e quem não é atendido. “Com esse levantamento atualizado, o prefeito vai poder reivindicar junto aos governos estadual e federal o que é necessário para melhorar a saúde”.

O vereador Solon Pinheiro e técnicos da Secretaria de Saúde também acompanharam a reunião. “É interessante a participação do povo”, disse o vereador, elogiando a iniciativa de Azevedo.

___________________________________

Nenhum comentário: