sábado, 18 de abril de 2009

Prefeitura pede recursos ao Estado para limpeza de canais em Itabuna

A limpeza de pelo menos dez dos principais canais distribuídos nos bairros de Itabuna será priorizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), tão logo sejam liberados recursos já solicitados desde o mês passado pelo prefeito Capitão Azevedo ao Governo do Estado. O custo total do serviço é de R$2.414 milhões.

O secretário municipal Fernando Vita informou que um engenheiro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano já esteve em Itabuna em vistoria aos canais existentes e se mostrou sensível aos problemas enfrentados pelos moradores dessas áreas. Ele adiantou que os serviços serão iniciados à medida em que os recursos forem chegando.

Mas enquanto a verba não chega Fernando Vita disse que a Sedur vem realizando serviços de limpeza das bordas de todos os canais dentro do programa de mutirões para o combate a dengue na cidade. O secretario reconhece que esse serviço de limpeza das bordas não é o ideal, mas ameniza bastante a situação, “pelo menos até que a Prefeitura adquira os recursos necessários para um serviço completo, aí sim vamos resolver o problema”.

Os canais que serão priorizados são os do São Caetano, Novo São Caetano, Santo Antônio, Gogó da Ema, Jaçanã, São Pedro, Nova Itabuna, Burundanga e Califórnia.

Tapa buracos

O secretario informou ainda que em paralelo à limpeza dos canais, a Prefeitura vem realizando serviços de tapa buracos para a recuperação do asfalto danificado, em todas as avenidas e ruas de Itabuna, com prioridade para os corredores de ônibus onde o desgaste das pistas é maior. Vita salienta que esse é um trabalho permanente de manutenção realizado em toda a cidade.

Ele adiantou também que a Sedur está elaborando um projeto para encapsular (fechar) o canal do lava pés que corta a avenida Amélia Amado. A pretensão é de que toda a extensão do canal seja urbanizado, o que vai permitir a ampliação das pistas dos dois lados da avenida.

Nenhum comentário: