quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ponte Salvador-Itaparica terá fluxo diário de 140 mil veículos, diz Gabrielli.

O fluxo diário de automóveis, caminhões e motocicletas na ponte Salvador-Itaparica deve alcançar os 140 mil veículos até 2043. Esta é a estimativa do ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, durante seu programa de rádio semanal.

De acordo com Gabrielli, este é um projeto estruturante. “ Ele criará um novo dinamismo, sobretudo, no Recôncavo, Baixo Sul e Litoral Sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador , ancorado por investimentos já em curso, a exemplo dos estaleiros em São Roque do Paraguaçu e Maragogipe, ou projetados, como a nova retroárea do porto de Salvador”, afirma.

Diferente desta proposta, alguns arquitetos propõem a construção de uma via litorânea no entorno da Baía de Todos-os-Santos, chamada de via bucólica. No entanto, ela “resume-se a uma estrada que passará dentro de cidades históricas, como Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, São Roque e Itaparica, sem a preocupação, necessariamente, com os impactos desse fluxo de veículos”, diz Gabrielli.
Redução de tempo

Um dos benefícios com a construção de uma ponte ligando Salvador a Ilha é a redução do tempo entre a capital e 24 municípios em mais de 40%. “Isso possibilita, por exemplo, uma expansão urbana, com pessoas morando em Itaparica e Vera Cruz, ao tempo que trabalham em Salvador, ou mesmo ao contrário, morando na capital e trabalhando na ilha”, destaca o secretário.

Já a via bucólica, comenta Gabrielli, “prevê que a ligação entre Salvador e Itaparica seja de 110 km, o que sem dúvida é menos do que temos hoje, mas ainda sim, está a 1h30 no mínimo”, afirma o titular da pasta do Planejamento.

Outro aspecto que diferencia as propostas é que a construção de uma via litorânea, envolvendo a Baía de Todos-os-Santos, é essencialmente turística, visto que se trata de uma via de baixa intensidade de tráfego.
Por outro lado, o projeto da ponte Salvador-Itaparica, diferente da proposta de uma via bucólica e de baixo fluxo de veículos, envolve intervenções estruturantes, bem como o transporte de pessoas e cargas (pesadas e leves), minimizando seus efeitos sobre as áreas urbanas das cidades e dinamizando diversas atividades econômicas, entre elas, o turismo. “O fluxo de veículos na ponte Salvador-Itaparica crescerá ano a ano, alcançando 140 mil veículos por dia dentro de 30 anos”, afirma Gabrielli.

O secretário conclui que a proposta de construção da via litorânea não deve ser considerada como um projeto alternativo a ponte Salvador-Itaparica. Os impactos seriam negativos, sobretudo ao meio ambiente, visto que a área possui grande concentração de manguezais. Além disso, a estrutura dos municípios, em sua maioria centenários e considerados patrimônios históricos, não atenderiam a demanda crescente de veículos, o que geraria transtornos para a mobilidade urbana e a própria preservação das cidades.

Do - jornaldamídia

Perguntamos: Se ainda não concluíram o metrô de Salvador, como vão construir ponte? As eleições estão chegando, cuidado meu povo!

terça-feira, 2 de abril de 2013

PRENÚNCIO DE MAIS UM ESCANDALO NA CÂMARA DE ITABUNA



Conforme divulgação em alguns blogs e emissoras de rádios de Itabuna, amanhã (03), a tarde, se anuncia  o prenúncio de mais um escândalo com um dos  vereadores da Câmara Municipal. 

Segundo os blogs e rádios, trata-se do edil, Solon Pinheiro (DEM)  que tomou dinheiro aos ciganos e não pagou, um total de R$ 250 mil reais.

Para receber o valor, os ciganos já se arquitetaram para comparecer na sessão plenária  e cobrar o vereador.

 Quando é que a nossa Câmara e os vereadores vão se comportar  como verdadeiros representantes  do povo, exemplo de políticos éticos, onde a maior prioridade é o bem estar do cidadão(a)?

É por isso, que é sempre bom, separar o joio do trigo!

Deputado chama ministra de sapatona e ataca a presidente Dilma

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez ataques “absolutamente desrespeitosos e covardes à presidente” Dilma Rousseff. Na última quarta-feira, em sessão no plenário da Casa, Bolsonaro afirmou que os protestos que pedem a saída do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão dos Direitos Humanos (CDH) é uma pressão feita por Dilma, que “não tem compromisso nenhum com a família”.

Para embasar seu discurso, Bolsonaro argumentou que se a presidente tivesse esse compromisso não teria nomeado a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, para o cargo, uma “sapatona”, segundo ele. “Essa mulher (Eleonora) representa a sua mãe, Dilma Rousseff, a minha não. E nem as mulheres brasileiras”, criticou.

“Bolsonaro é um notório defensor da ditadura. Ele fez ataques absolutamente desrespeitosos e covardes à presidente, atacou a mãe dela, inclusive. Isso é de uma brutalidade, de uma covardia ímpar. Portanto, ele merece um lugar: o lixo”, rebateu Chinaglia. “Não creio que alguém com uma sensibilidade mínima não tenha nojo disso”, completou o petista. (Brasil em Pauta)

Academia Grapiúna de Letras - AGRAL: 2 anos - a festa


DIA 04/04/2013 - A FESTA
CORAL  AGRAL estará unido aos CANTORES DE ORFEU sob a regência da Professora Zélia Lessa cantando a "Rapsódia Grapiúna"- na festa de dois anos da Academia Gapiúna de Letras - AGRAL!

Entrega de peixes em Itagibá foi superior a cidades maiores da Bahia


A prefeitura também entregou,cestas básicas,ovos de páscoa e kits escolares


A Prefeitura de Itagibá retomou a  distribuição de peixes na Semana Santa, interrompida há cinco anos pelas gestões anteriores. Foram distribuídas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social 10 toneladas de peixes. A entrega  aconteceu  de casa em casa nas zonas urbana e rural do município.

           
Com uma população de 15 mil habitantes, Itagibá entregou uma quantia maior que municípios de maior porte da região Sul da Bahia, procurando atender a população carente, numa data em que o consumo de peixe faz parte da tradição. A prefeitura  também distribuiu ovos de páscoa para crianças das escolas e creches municipais e  para idosos assistidos por programas assistenciais do município.


 Além disso, foram entregues  cestas básicas a famílias carentes através do Programa Municipal de Assistência a Pessoas Carentes Carentes(Promac).“Nosso objetivo foi garantir uma ceia digna para nossas famílias carentes”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social,  Rosebete Alves(Bete). 

Kits escolares


A Prefeitura  de Itagibá entregou através das secretaria da Educação e Assistência Social, kits escolares nas escolas e creches municipais, como parte das atividades do ano letivo de 2013. “Nosso objetivo é oferecer melhores condições de ensino para nossas crianças”, disse o prefeito Marcos Barreto, o Marquinhos. 



segunda-feira, 1 de abril de 2013

IPI reduzido para automóveis e caminhões prorrogado


 

 Brasília – O governo decidiu prorrogar até o final do ano a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões. A medida foi anunciada na noite do dia 30, dois dia antes do prazo previsto para o fim da redução, 1º de abril.

Em nota, o Ministério da Fazenda justificou que, com a medida, o governo, “não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofado e de acessórios”.

A prorrogação da desoneração do IPI até 31 de dezembro, de acordo com a Fazenda, representará renúncia fiscal adicional de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro.

Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, a alíquota do IPI permanecerá em 2%. Antes, a previsão era que o imposto fosse elevado para 3,5% a partir de 1º de abril. Segundo o Ministério da Fazenda, a alíquota original para essa classe de veículos é 7%.

Já para os veículos flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, que teriam a alíquota do IPI elevada para 9% a partir da próxima segunda-feira, serão mantidos os atuais 7%. Os carros a gasolina, que teriam o imposto elevado para 10%, permanecerão com o IPI em 8%. As alíquotas originais das duas categorias são, respectivamente, 11% e 13%.

Segundo o Ministério da Fazenda, a alíquota para os veículos acima de 2.000 cilindradas permanecerá alterada em 25% para aqueles movidos a gasolina e em 18% para os flex. Para os caminhões, o IPI permanece em zero.

O governo também decidiu prorrogar até 31 de dezembro a alíquota de 2% do IPI para os veículos comerciais leves. Originalmente, o IPI para essa categoria é 8%.

O povo itabunense sofre tentando pegar o peixe da semana Santa

No bairro Califórnia
 Numa tradição criada pelo então prefeito Fernando Gomes, a distribuição do peixe neste governo das mudanças, o povo foi tratado com muita humilhação, inclusive, levando pancadas dos cassetetes dos supostos agentes da policia administrativa do município na Vila Olímpia Fernando Gomes (Fernandão).


Este fato foi visto por muita gente e denunciado no dia de hoje (01), pelo radialista Jota Silva, em seu programa transmitido pela Rádio Jornal de Itabuna, convidando, inclusive, para se explicar o comandante do setor, liderado pro Roberto Góes (Robertão), abriu os microfones.

Como o novo prefeito é protestante, aliado da Igreja Universal, do pastor “trambiqueiro” Edir Macedo, que só pensa em seu bolso, tudo pode acontecer.    

A distribuição do peixe foi muito desorganizada e só serviu para humilhar o povo pobre e ordeiro de Itabuna, que se arriscava perder a vida para conseguir meio quilo do produto, que antes passava de dois quilos.

 Emasa

Ainda a respeito do produto, a Emasa comprou mil quilos do peixe (corvina), num mercado da cidade de Pau Brasil, conforme publicação de edital no Diário Bahia. Até ai, tudo bem! Mas perguntamos faltou peixe em Itabuna ou Ilhéus?  Tem coisas que só acontecem em Itabuna!

Por falar de Emasa, tem muitos funcionários revoltados porque tiveram seus salários diminuídos e muitos deles, não estão podendo pagar seus compromissos. Segundo um dos funcionários, quando seu salário é pago já fica todo no banco para os consignados e outros.

Foram cortados também horas extras e bonificações e, ainda, são torturados psicologicamente por alguns coordenadores de setor.

Perguntamos onde está o Sindicato (SINDAE) que fez tantas manifestações em gestões anteriores? Sem se falar que muitos, outros, funcionários, esses cargos de confiança, foram exonerados sem receber a rescisão trabalhista, incluindo os meses de novembro e dezembro, 2012. Foram procurar a Justiça para rever os seus direitos. E, o constrangimento, quem pagará?
A realidade é a de que o novo governo das mudanças, já está completando 100 dias no poder e Itabuna continua na mesma. Ninguém vê o Prefeito!Até parece que tomou dóril!   No entanto, o vice-Wenceslau Júnior está em todas.       

quinta-feira, 28 de março de 2013

Gusttavo Lima anuncia que vai encerrar a carreira em vídeo no YouTube



O cantor Gusttavo Lima deixou os fãs preocupados ao anunciar, durante uma apresentação na última sexta-feira, que pode encerrar sua carreira musical em breve. O sertanejo alegou estar muito cansado.


“Estou pensando seriamente. Talvez esse seja um dos últimos shows que eu vou fazer na minha vida. Eu já não aguento mais, eu já não suporto mais”, disse ao público do Iperó Fest, no interior de São Paulo.


Segundo o jornal Diário do Grande ABC, apesar da declaração bombástica, Gusttavo agradeceu o apoio dos fãs. “Vocês podem ter certeza que o sonho de qualquer artista é ter fãs iguais a vocês. Estou muito feliz hoje. São 14 anos de carreira, 14 anos de luta. Desses 14, 10 foram cantando em barzinho, foram anos maravilhosos.”


Mesmo depois do desabafo, o cantor se apresentou em Vitória (ES), no dia seguinte, e em Jundiaí (SP), no último domingo. Atualmente, ele está produzindo seu novo CD.   Do - Jornaldamídia.com

Feriadão: travessias de Mar Grande e do Morro operam com capacidade total



Toda a frota de embarcações das travessias estará em tráfego e a previsão da Astramab é de que o movimento cresça à tarde

quarta-feira, 27/03/2013 - 10:02

Tópicos: Astramab, feriadão, Mar Grande, Morro de São Paulo, Passeio às Ilhas, Semana Santa, travessias

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Salvador – As travessias marítimas que ligam Salvador a Mar Grande e ao Morro de São Paulo vão operar com capacidade total durante o feriadão da Semana Santa, Os usuários da travessia de Mar Grande serão atendidos por 13 embarcações, que é a frota total do sistema, e horários de 15 em 15 minutos. A linha do Morro terá nove catamarãs e lanchas rápidas e o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos contará com escunas para atender os baianos e turistas.


A travessia de Salvador para Mar Grande terá horários de 15 em 15 minutos e a viagem dura 35 minutos em média (Foto: Astramab/Divulgação)


O preço para fazer a travessia Salvador-Mar Grande é R$ 4 (dias úteis) e R$ 5,40 (domingos e feriados). Já a linha Salvador-Morro de São Paulo pratica tarifa de R$ 75 por pessoa e a viagem até a Ilha de Tinharé, no município de Cairu, dura em média 2h e 20 minutos. Vão ser oferecidos diariamente os seguintes horários, saindo do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio: 8h30, 9h, 10h30m, 13h e 14h. Já as saídas Morro para a capital ocorrem às 9h, 11h30m, 12h30m e 15h. Ainda existes bilhetes para todoss os dias e horários, segundo levantamento da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).

O presidente da Astramab, Jacinto Chagas, acredita que o movimento de saída da cidade com destino à Ilha de Itaparica deve começas a crescer hoje à tarde e se intensificar a partir de amanhã (27). “ Com tempo bom e previsão de sol no feriadão, a tendência é que a procura cresça tanto na linha de Mar Grande, quanto para o Morro e também para o passeio turístico pela ilhas. Mas os operadores se prepararam com o objetivo de atender bem aos nossos usuários”, disse Chagas.


Meio de transporte mais rápido para quem quer viajar para as localidades da Ilha de Itaparica, as lanchas da travessia Salvador-Mar Grande vão operar das 4h30 horas até as 20 horas. Em Mar Grande, os usuários que desembarcam encontram facilidade de transporte rodoviário para todas as praias e localidades da Ilha, por meio de vans e micro ônibus e também para as cidades da região atendidas pela rodovia BA-001, que liga a Ilha de Itaparica ao continente. Existe transporte para Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Salinas da Margarida e Valença, entre outras cidades.


Para os turistas e baianos que queren fazer o tour pela ilhas da Baía de Todos os Santos, a tarifa das escunas é de R$ 40 e podem ser adquiridas diretamente nos guichês da operadora LR Turismo. As embarcações saem do Terminal Náutico da Bahia às 9 horas e retornam às 17h30m. O passeio inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica.


Do - jornaldamídia.com

O Significado da Páscoa


O que é Páscoa

Páscoa significa passagem, e vem do hebraico Pessach. Páscoa é uma celebração da religião Católica, que simboliza a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte, após ter sido crucificado. A Páscoa é uma data móvel, que varia o dia a cada ano.
Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. A Páscoa é o dia mais importante para os católicos, e é cheio de símbolos que marcam gerações.  As famílias judaicas fazem um jantar especial, que geralmente dura oito dias.

Símbolos da Páscoa

Um dos símbolos atuais da Páscoa é o coelhinho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam novamente, cheios de ovos, então os pastores e camponeses se davam de presente.
O ovo de páscoa é o momento mais esperado pelas crianças, e nas culturas antigas, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Atualmente, existem diversos tipos de ovos de chocolate, com recheios, bombons, brinquedos, e muito mais.

Coisas que ninguém entende !


 “Encontramos a Emasa sucateada!” esta é uma frase corriqueira e que já está trazendo ruído ao ouvido de todos os cidadãos de bom senso e que amam Itabuna.
Todos que assumem aquela empresa de economia mista e, os que reassumem repetem sempre essa frase, por isso já deveria ser o slogan oficial da administração da empresa.
                                 
  Ricardo Campos, Emasa e vereador Zé Silva

A frase está sempre em evidencia, por esse ou aquele diretor-presidente, seja em coletiva à imprensa, seja em reunião convocada pelos vereadores, seja em faculdades, Ministério Público, etc., tudo é a mesma coisa. Além disso, dizem que encontraram na empresa, facção A, facção B, Quadrilha A, quadrilha B, mas não dão nomes aos bois. 
Este fato foi o que vimos ontem (26) na Câmara de Vereadores de Itabuna, dentro de discussões paralelas e banais, que não leva a lugar algum. Questões essas, contestadas pelo vereador Ronaldo Geraldo (Ronaldão/DEM), acrescentando que ninguém tem uma saída para melhorar os serviços de água e esgoto aos itabunenses...

                                             
                                                                  Ronaldão foi aplaudido nas colocações
O vereador, que foi contestado, tem toda a razão! Por que ninguém fala de solução e, só de problemas?  De débitos? De roubo? De desvios do dinheiro público? ...

Como todos sabem, em declaração do presidente anterior, engenheiro Geraldo Bríglia, também na Câmara de Vereadores, no final de sua gestão, a Prefeitura Municipal devia aos cofres da Emasa, R$ 18 milhões de reais! 

Perguntamos: Por que não cobrar ou fazer um acordo, junto ao município? Só assim alguns problemas da empresa seriam resolvidos, inclusive, o débito junto a Coelba, que era de 12 milhões de reais e agora, subiu para 18! 

Mas, só falaram de débitos, de roubos!  Por que não dizem quem são os verdadeiros ladrões? Quem roubou a Emasa e continuam na empresa, como disseram na tarde de ontem!  

Vamos pensar em solução, coisa grande para atender melhor a população, que paga uma das tarifas de água mais caras do país.
Vamos pensar para frente, e deixar o provincianismo para trás. Vamos elaborar projetos viáveis e buscando recursos lá fora. Esses pormenores, roubos, quadrilhas... Etc. e tal se entrega a Polícia Federal, que ela resolve, seus agentes vão descobrir e vão punir os verdadeiros culpados. Vamos acabar com isso! 

O problema é que todos os gestores falam isso, ou seja, a mesma língua e, não querem largar o osso! Por quê? A coisa é séria! A conivência, pior ainda!

Vamos ter coragem. Vamos levar à população os verdadeiros corruptos do erário público. Vamos deixar de ser dedos dos mesmos anéis.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Clube do Poeta Sul da Bahia Comemora Dia da Poesia em Itabuna

O Clube do Poeta Sul da Bahia, através de seu grupo de recital, para comemorar o Dia da Poesia, ou melhor, a data do nascimento do poeta dos escravos, Castro Alves, no último dia 14, elaborou uma extensa programação voltada para as escolas da rede pública e particular de Itabuna.O evento, dentro de um grande sucesso, deixou os alunos e professores radiantes com o desempenho dos poetas. A comemoração foi encerrada com chave de ouro, à noite, no Centro de Cultura Adonias Filho, com o lançamento do livro do poeta, ator, escrito e advogado Ramon Vane que também é sócio do Clube do Poeta. 

                                   

                                                              Escola Curumin

    

Apresentação no Educandário Isa Brito 

O comércio de Itabuna está atrasado há 50 anos!




O empresário Carlos Antônio Macedo 58 anos, nasceu no Bairro Mangabinha, filho de família humilde e quase sem infância por iniciar no trabalho muito cedo, o empresário, Itabunense, Carlos Macedo sem nenhuma formação colegial, mas graduado pela universidade da vida, é hoje um dos mais bem sucedidos comerciante de nossa cidade. Proprietário da Loja Carlos Modas, instalada na Avenida do Cinqüentenário, um pequeno empresário que sempre deu duro para chegar onde estar.É um comerciante nato, na sua infância já pegou carrego na feira livre, com carrinho de mão ,foi camelô, depois taxista na praça da Mangabinha, e quando foi instituída a necessidade  do taxímetro em Itabuna, vendeu o taxi e conseguiu estabelecer-se como comerciante na Mangabinha, e com a garra e determinação, agruras vencidas e mais uma prova do quanto Deus abençoou o pequeno empresário Carlos, esposo de Walda Matos Sexas Lopes Macedo. Carlos, não teve vida boa para chegar onde estar. Aos 8 anos, na antiga estação de trem, hoje FTC, onde o pai tinha uma barraca de vender calçados, o menino Carlos, pegava carrego, e nos dias de jogos na antiga desportiva itabunense e nas tardes de  matinê do Cine Itabuna, vendia laranja descascadas e rolete de cana, tendo assim, com o suor do seu rosto, o seu dinheiro e que teve seu primeiro emprego de carteira assinada na casa Castro.

Com essa trajetória dignificante, em entrevista exclusiva ao repórter Adeildo Marques, para o Correio dos Municípios, ele fala do que vê e do que acha do comércio Itabunense nos últimos tempos, criticando e dando sugestões, veja:

CM – Como o senhor analisa o comércio e suas adversidades?
Carlos  – Eu vejo que Itabuna, está atrasada há cinqüenta anos porque não tem representação política de ninguém; só mentiras. Os clubes de serviços fazem sua parte, mas não podem resolver os principais problemas que mais afetam a nossa cidade, como sejam: Saúde e segurança, como podemos ver o alto índice de violência, que vem aterrorizando a nossa população. Se você for a Vitória da Conquista, lá é uma capital. Itabuna, aqui, estamos no atraso. Até a obra do canal da Amélia Amado que veio recursos federal, não conseguiram nem terminar a obra. Nossas ruas são as mesmas, os esgotos são os piores que existem na Bahia. Aqui tudo é pior! Então não melhorou em nada... As construções da cidade só existem porque a Caixa deu dinheiro para todo mundo; não que alguém venha gastar dinheiro aqui. Por isso nos estamos no atraso, não tem indústrias; há falta de água, fura posso! Pois água muita temos no solo, milhões de litros... Agora o poder público não tem interesse... porque não tem coragem de dá isenção de imposto de 20 anos para que a cidade cresça. Isso, são dirigentes que não têm inteligência, não conhece o que é administração pública, eles têm que estudar para administrar. 

CM – O que lhe levou a optar pelo comércio e como o senhor analisa o setor?  
Carlos - O comércio de Itabuna, não está bom! Tem muita propaganda mentirosa e por isso estamos perdendo para as cidades pequenas. As lojas das pequenas cidades se organizaram e segurou o cliente por lá, e nos perdemos os clientes do interior. Esse é o motivo do nosso sofrimento, pois não vem ninguém. Eles só vêm atrás de médicos, mas não compram
nada em nosso comércio.

CM – O comércio antes e depois do Shopping, as lojas tem sucesso compartilhando com o mesmo? 
Carlos – Os comerciantes pequenos não! Pois eles vão investir o dinheiro e vão perder. O shopping era sucesso nos dois e três primeiros anos, que era atração no interior da Bahia, mas hoje não é; Só quem ganha dinheiro são as lojas ancoras!  Porque elas ganham dinheiro, porque não pagam nada. Enquanto os pequenos ficam bancando uma coisa que eles não aguentam. A maioria sofre, troca todo dia de nome e depois fecha, porque não consegue arrecadar o dinheiro para pagar o condômino. O shopping de Itabuna é hoje o mais caro do Brasil, prá você está La dentro... não existe isso!


CM – O que então deveria mudar para o comércio ter o avanço desejado?   
Carlos – Trazer indústria! Porque a lavoura está falida. Cacau acabou. E para se trazer industrias ,o poder público precisa  ter coragem para dá 20 anos de isenção, não adianta nada, pois o povo na sua maioria, mais de 70% ganha salário mínimo! Assim como vamos crescer, se tudo que instala aqui quebra? Não tem um restaurante que preste em Itabuna, porque não tem o consumidor para pagar! Não temos consumidor, não temos aeroporto... A realidade é a de que não temos nada... Falta representação política! Os deputados só fazem levar o voto e nem aqui vem! O Governador passou oito anos para inaugurar um sistema de video-monitoriamento, na Avenida do Cinquentenário... Itabuna nem existe para ele! Mas quando chega à política ele aparece mentindo. Ele é um gozador! Ele não gosta de Itabuna...

CM – Na sua análise qual a renda percápita, hoje em Itabuna?   
Carlos- Em torno de quatrocentos reais por pessoa. Você acha que  com quatrocentos reais a pessoa faz uma feira?

CM – Como você analisa as três últimas administrações de Itabuna?
Carlos – Horrível, uma vergonha! Doze anos de Itabuna, a cidade deu foi prá trás! Veio dinheiro do canal que nem competência tiveram para fazer. Uma coisa que eu garanto, em seus meses fazer melhor, do que, o que ai está. Ninguém sabe administrar nada. Não colocam as pessoas competentes que estudou para aquilo. Ai só dá para trás.

CM - E o futuro do comércio de Itabuna?
Carlos  – Bom. Se  fizer o que se tem de fazer, vai melhorar, se não fizer, vai ficar pior do que  o que já passou. Cacau está a sessenta e quatro reais a arroba. Por que? Porque não existe nem
trabalhador mais nas roças. Porque o governo não quer que trabalhem.

CM - Mesmo sem graduação por quê, tanto sucesso do senhor?  
Carlos – Porque eu sei administrar. O homem que não sabe administrar nem mesmo a sua casa, não pode administrar nada. Não precisa ser formado na faculdade para saber administrar! Só precisa ter visão.


CM – Finalizando, alguma coisa a acrescentar?
Carlos – A violência de Itabuna, o poder público se esconde para não ir para a rua. Só eu que fico falando na cidade cadê a policia. Aqui nesta Cinquentenário, você não ver uma policia na rua. Na Cinquentenário é uma vergonha. Agora é 10h, se você encontrar um policial na rua, você pode me prender no lugar dele! Isso não existe em uma cidade como Itabuna. Aí quer que a violência acabe se ninguém toma uma paternidade.