sexta-feira, 22 de março de 2013

O comércio de Itabuna está atrasado há 50 anos!




O empresário Carlos Antônio Macedo 58 anos, nasceu no Bairro Mangabinha, filho de família humilde e quase sem infância por iniciar no trabalho muito cedo, o empresário, Itabunense, Carlos Macedo sem nenhuma formação colegial, mas graduado pela universidade da vida, é hoje um dos mais bem sucedidos comerciante de nossa cidade. Proprietário da Loja Carlos Modas, instalada na Avenida do Cinqüentenário, um pequeno empresário que sempre deu duro para chegar onde estar.É um comerciante nato, na sua infância já pegou carrego na feira livre, com carrinho de mão ,foi camelô, depois taxista na praça da Mangabinha, e quando foi instituída a necessidade  do taxímetro em Itabuna, vendeu o taxi e conseguiu estabelecer-se como comerciante na Mangabinha, e com a garra e determinação, agruras vencidas e mais uma prova do quanto Deus abençoou o pequeno empresário Carlos, esposo de Walda Matos Sexas Lopes Macedo. Carlos, não teve vida boa para chegar onde estar. Aos 8 anos, na antiga estação de trem, hoje FTC, onde o pai tinha uma barraca de vender calçados, o menino Carlos, pegava carrego, e nos dias de jogos na antiga desportiva itabunense e nas tardes de  matinê do Cine Itabuna, vendia laranja descascadas e rolete de cana, tendo assim, com o suor do seu rosto, o seu dinheiro e que teve seu primeiro emprego de carteira assinada na casa Castro.

Com essa trajetória dignificante, em entrevista exclusiva ao repórter Adeildo Marques, para o Correio dos Municípios, ele fala do que vê e do que acha do comércio Itabunense nos últimos tempos, criticando e dando sugestões, veja:

CM – Como o senhor analisa o comércio e suas adversidades?
Carlos  – Eu vejo que Itabuna, está atrasada há cinqüenta anos porque não tem representação política de ninguém; só mentiras. Os clubes de serviços fazem sua parte, mas não podem resolver os principais problemas que mais afetam a nossa cidade, como sejam: Saúde e segurança, como podemos ver o alto índice de violência, que vem aterrorizando a nossa população. Se você for a Vitória da Conquista, lá é uma capital. Itabuna, aqui, estamos no atraso. Até a obra do canal da Amélia Amado que veio recursos federal, não conseguiram nem terminar a obra. Nossas ruas são as mesmas, os esgotos são os piores que existem na Bahia. Aqui tudo é pior! Então não melhorou em nada... As construções da cidade só existem porque a Caixa deu dinheiro para todo mundo; não que alguém venha gastar dinheiro aqui. Por isso nos estamos no atraso, não tem indústrias; há falta de água, fura posso! Pois água muita temos no solo, milhões de litros... Agora o poder público não tem interesse... porque não tem coragem de dá isenção de imposto de 20 anos para que a cidade cresça. Isso, são dirigentes que não têm inteligência, não conhece o que é administração pública, eles têm que estudar para administrar. 

CM – O que lhe levou a optar pelo comércio e como o senhor analisa o setor?  
Carlos - O comércio de Itabuna, não está bom! Tem muita propaganda mentirosa e por isso estamos perdendo para as cidades pequenas. As lojas das pequenas cidades se organizaram e segurou o cliente por lá, e nos perdemos os clientes do interior. Esse é o motivo do nosso sofrimento, pois não vem ninguém. Eles só vêm atrás de médicos, mas não compram
nada em nosso comércio.

CM – O comércio antes e depois do Shopping, as lojas tem sucesso compartilhando com o mesmo? 
Carlos – Os comerciantes pequenos não! Pois eles vão investir o dinheiro e vão perder. O shopping era sucesso nos dois e três primeiros anos, que era atração no interior da Bahia, mas hoje não é; Só quem ganha dinheiro são as lojas ancoras!  Porque elas ganham dinheiro, porque não pagam nada. Enquanto os pequenos ficam bancando uma coisa que eles não aguentam. A maioria sofre, troca todo dia de nome e depois fecha, porque não consegue arrecadar o dinheiro para pagar o condômino. O shopping de Itabuna é hoje o mais caro do Brasil, prá você está La dentro... não existe isso!


CM – O que então deveria mudar para o comércio ter o avanço desejado?   
Carlos – Trazer indústria! Porque a lavoura está falida. Cacau acabou. E para se trazer industrias ,o poder público precisa  ter coragem para dá 20 anos de isenção, não adianta nada, pois o povo na sua maioria, mais de 70% ganha salário mínimo! Assim como vamos crescer, se tudo que instala aqui quebra? Não tem um restaurante que preste em Itabuna, porque não tem o consumidor para pagar! Não temos consumidor, não temos aeroporto... A realidade é a de que não temos nada... Falta representação política! Os deputados só fazem levar o voto e nem aqui vem! O Governador passou oito anos para inaugurar um sistema de video-monitoriamento, na Avenida do Cinquentenário... Itabuna nem existe para ele! Mas quando chega à política ele aparece mentindo. Ele é um gozador! Ele não gosta de Itabuna...

CM – Na sua análise qual a renda percápita, hoje em Itabuna?   
Carlos- Em torno de quatrocentos reais por pessoa. Você acha que  com quatrocentos reais a pessoa faz uma feira?

CM – Como você analisa as três últimas administrações de Itabuna?
Carlos – Horrível, uma vergonha! Doze anos de Itabuna, a cidade deu foi prá trás! Veio dinheiro do canal que nem competência tiveram para fazer. Uma coisa que eu garanto, em seus meses fazer melhor, do que, o que ai está. Ninguém sabe administrar nada. Não colocam as pessoas competentes que estudou para aquilo. Ai só dá para trás.

CM - E o futuro do comércio de Itabuna?
Carlos  – Bom. Se  fizer o que se tem de fazer, vai melhorar, se não fizer, vai ficar pior do que  o que já passou. Cacau está a sessenta e quatro reais a arroba. Por que? Porque não existe nem
trabalhador mais nas roças. Porque o governo não quer que trabalhem.

CM - Mesmo sem graduação por quê, tanto sucesso do senhor?  
Carlos – Porque eu sei administrar. O homem que não sabe administrar nem mesmo a sua casa, não pode administrar nada. Não precisa ser formado na faculdade para saber administrar! Só precisa ter visão.


CM – Finalizando, alguma coisa a acrescentar?
Carlos – A violência de Itabuna, o poder público se esconde para não ir para a rua. Só eu que fico falando na cidade cadê a policia. Aqui nesta Cinquentenário, você não ver uma policia na rua. Na Cinquentenário é uma vergonha. Agora é 10h, se você encontrar um policial na rua, você pode me prender no lugar dele! Isso não existe em uma cidade como Itabuna. Aí quer que a violência acabe se ninguém toma uma paternidade.   

Nenhum comentário: