quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dinheiro do Petrolão: CPI da Petrobras quer quebrar sigilo de Lula.


(G1) Um requerimento apresentado nesta quarta-feita (10) na CPI da Petrobras pede a quebra dos sigilos fiscal e bancário do Instituto Lula e da Lils, empresa que gerencia as palestras do ex-presidente.

Protocolado pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA), o requerimento é motivado por perícia da Polícia Federal realizada em documentos apreendidos na construtora Camargo Corrêa sobre movimentações financeiras entre 2008 e 2013.
No período, o Instituto Lula recebeu da empreiteira R$ 1 milhão a título de contribuições e doações e o mesmo valor como bônus eleitorais. A perícia da Polícia Federal também indicou pagamentos de mais de R$ 1,5 milhão entre 2011 e 2013 para a Lils Palestras e Eventos.

Mais cedo, outro requerimento apresentado pela oposição pediu a convocação do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, para prestar esclarecimentos na Comissão. 

Os pedidos poderão ser apreciados nesta quinta-feira (11) durante reunião deliberativa da Comissão. “Fomos surpreendidos por essa perícia da PF e queremos saber se tem ligação com o esquema desviado no Petrolão”, afirmou o deputado Bruno Covas (PSDB-SP). A ideia dos parlamentares é tentar trazer Okamoto ainda em junho. 

Após a divulgação da perícia da PF, o Instituto Lula confirmou que a Lils recebeu pagamentos da Camargo Corrêa para palestras do ex-presidente e informou que as doações ao instituto servem para manutenção de atividades. Segundo o Instituto, elas foram declaradas e os impostos pagos.

A Camargo Corrêa afirmou que as contribuições ao Instituto Lula referem-se a apoio institucional e ao patrocínio de palestras do ex-presidente Lula no exterior.

Nenhum comentário: