terça-feira, 22 de abril de 2014

Conta de luz da Coelba sobe hoje; Embasa reajusta água em junho.

contadeluz.coelba.REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA
Salvador – Os consumidores da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) começam a pagar, a partir de hoje (22), 15,35% a mais na conta de luz. O aumento foi concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira, 15. Para os consumidores da Bahia conectados à alta tensão, o reajuste será de 16,04%. Já os consumidores ligados à baixa tensão, como os residenciais, o aumento será de 15%.
De acordo com a Aneel, o principal componente do reajuste foi o gasto com a compra de energia, que aumentou 7,68% em relação ao processo tarifário anterior. A Coelba atende 5,4 milhões de unidades consumidoras no Estado.
Água sobe em Junho – A partir do dia 6 de junho, os consumidores baianos também passam a pagar mais caro pela água que consomem. O reajuste será de 7,8% e quem deu o aumento foi o Governo do Estado, através da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).
No estudo encaminhado ao órgão regulador, a Embasa pleiteou reajuste de 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto).
A exemplo da Embasa, a agência que regula o setor de saneamento da Bahia também é um órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Sedur.

Nenhum comentário: