terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Secretaria de Meio Ambiente divulga relatório sobre exploração de arenoso em Ilhéus

No documento estão descritos os métodos, maquinário e a forma como serão conduzidas as escavações, captações, dissoluções e a desagregação do material a ser explorado.
 A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema), disponibilizou o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referente à exploração de areia e arenoso, pela empresa Ilhéus Mineradora. Interessados podem consultar o documento no site da Prefeitura Municipal – www.ilheus.ba.gov.br – no link ‘Nosso Município’, item ‘Geografia’.

O material também está disponível na sede da Sema – Avenida Osvaldo Cruz, s/n, Cidade Nova, que funciona no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. No documento, estão descritos os métodos, maquinário e a forma como serão conduzidas as escavações, captações, dissoluções e a desagregação do material a ser explorado.
Também estão evidenciadas as medidas de prevenção a danos ambientais e o tipo de impacto no meio causado pela atividade.  Através do Rima, conclui-se que é viável a implantação da mineração, desde que a empresa empregue as medidas mitigadoras, os planos e os programas ambientais que foram recomendados.
O processo utilizado pela Mineradora de Ilhéus para exploração da areia e arenosos no município será composto de cinco fases. Segundo a empresa, a atividade vai ampliar e facilitar o fornecimento de material para a execução de obras na região. Também vai atender as demandas de construções no Distrito Industrial de Ilhéus, já na expectativa de novos investimentos como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol).

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 04.02.2014

Nenhum comentário: