segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

FÉLIX MENDONÇA UM COLÉGIO DE ALTA RELEVANCIA

SÔNIA GONZAGA E ROSE GUERRA

 
AS DIRETORAS DO COLÉGIO FELIX MENDONÇA, FALAM DA GRANDE DEMANDA DAS MATRÍCULAS
Nesta segunda-feira (14), foram abertas as matricular para os alunos transferidos de outros colégios, da rede pública. No início desta manhã, as filas foram extensas em todos os colégios do estado, sendo que, as prioridades, estão sendo para os alunos que já vinham estudando nos mesmos colégios. O Jornal Correio dos Municípios, esteve hoje, no Colégio Felix Mendonça, uma instituição de referência do ensino fundamental da rede pública do estado, em Itabuna, e entrevistou a Diretora, Tia Rose Guerra, e a Vice Diretora, Sônia Gonzaga. Veja o que cada uma fala, sobre o momento de grande demanda pelas vagas para os alunos que estão vindo de outros colégios:
Professora Rose Guerra, como estão as disponibilidades das vagas, quando a procura é maior do que a oferta?
Olhe, a matrícula informatizada é um passo bom para a democratização do ensino: assim, o pai escolhe onde o filho deve estudar; porque anteriormente as escolas faziam as matriculas manual; hoje, estão sendo processadas, pelo o computador, ficando assim mais fácil; até porque, o pai tem uma visibilidade maior da qualidade do ensino de cada instituição, daí, ele escolhe a escola e diz, eu quero essa aqui. Mas ao nosso ver, nos últimos anos, não estão construído mais escolas; o que acarreta muitas matrículas, para poucas vagas. Se agente diz que devemos priorizar a Educação e a  Saúde, a gente tem que criar meios, para que possamos  colocar estes jovens nas salas de aulas, para que eles não se ocupem com outras coisas: Como a marginalidade, e as drogas; mais é muita procura pra pouca oferta!...
Professora Sônia Gonzaga, como analisa o contexto “Educação”, na Bahia?
Olhe, a educação na Bahia, está com uma qualidade muito boa; muito investimento para educação, na formação dos professores, e também na formação acadêmica dos alunos. Levando também em conta, a qualidade da merenda escolar e o ambiente físico muito bom, proporcional para condição dos trabalhos dos professores e dos alunos.
Diretora Rose, como analisa esta situação vexatória, de muita procura por vagas, quando a prioridade são para os alunos da casa?

Com certeza, quando o senhor diz que a nossa situação causa vexame, a mim, e a minha colega Sônia Gonzaga, é porque nós estamos envolvidas em um trabalho com participação de toda nossa equipe de professores, com um trabalho de qualidade no processo de transmitirmos  uma boa qualidade de educação para nossos alunos; um trabalho  reconhecido pelos pais e toda sociedade, nestes 4 anos de nossa gestão frente a direção do Colégio Felix Mendonça. Onde professores, alunos e funcionários falamos o mesmo idioma. E pra somar este sucesso, nós precisamos do apoio da família, que hoje está esquecido. Quando a família entende a proposta da escola, e chega junto, nós temos bons resultados. Não adianta querermos  sozinhos concertarmos o mundo, se a família também, não reconhece o seu papel, de pai e mãe, e de querer oferecer a essa juventude um futuro melhor. Se hoje o Colégio Felix Mendonça está sendo procurado, e requisitado, eu digo: esta equipe está no caminho certo; professor, pai, aluno e toda comunidade, estamos de parabéns.

Nenhum comentário: