terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A GRANDE CORRIDA

     Ainda é fevereiro. Mesmo assim a corrida rumo aos governos e Assembleias Legislativas dos estados, Câmara Federal e Senado da República, já começaram por esse Brasil afora. Milhares de pré-candidatos já se colocam no processo natural e a frase “todo povo tem o governo que merece”, ainda é válida. Ganha quem melhor conquistar o eleitorado.
Mas existem outras questões que podem ser debatidas durante o pleito que se aproxima. Uma delas é a dificuldade do candidato sem recursos para chegar lá. É difícil. Hoje o custo de uma campanha para Deputado, não é barato. Engana-se quem acredita que um Deputado, se elege por uns míseros quinhentos mil reais. Pode triplicar esses valores e acrescentar mais alguma coisa.
É justamente aí que o Ministério público tem que estar atento. Mas como autuar candidatos se a própria Lei Eleitoral permite que as mentiras na prestação de contas se tornem verdade. Na política não tem santo. Com raras exceções tem pessoas honestas. E são essas pessoas honestas que a cada eleição que passa se afastam de disputar o pleito. Deixam tudo para os malandros que sabem gastar, negociar e ter lucro na política que deixou de ser a arte de servir. Hoje é um grande negócio.

Pesquisa feita pela Folha de São Paulo afirma que todos os políticos são desonestos. É um retrato da realidade brasileira. Nessa eleição teremos muitas surpresas...

Nenhum comentário: