Azevedo
A Câmara de Vereadores de Itabuna definiu a data para a votação das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), referentes ao ano de 2012.  Conforme acaba de ser anunciado pelo presidente do legislativo municipal, Aldenes Meira (PCdoB), o tema será discutido em plenário no próximo dia 11, uma quarta-feira, a partir das 14 horas.
O ex-prefeito chegou a ser convocado para apresentar defesa junto à comissão que analisou as contas antes do encaminhamento ao plenário, mas optou por enviar contestação escrita. Segundo o relator das contas, vereador José Silva (PSDB), todos os cuidados foram adotados para que Azevedo não alegue cerceamento de defesa.


José Silva apresentará seu parecer sobre as contas na nesta quinta-feira (05). No Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o ex-prefeito teve todas as contas de sua gestão rejeitadas. Motivos como falta de comprovação de despesas, indícios de fraude em licitações e despesas excessivas com pessoal justificaram a reprovação.

A votação no plenário da Câmara será aberta, conforme prevê o regimento interno do legislativo, mas é possível que – a partir da provocação de qualquer vereador – o colegiado possa, por maioria absoluta, definir pelo voto secreto. A Câmara mudou essa regra recentemente, mas prevalece o entendimento de que a alteração não vale para a análise das contas de Azevedo, que já estava em curso quando houve a alteração. Para derrubar o parecer do TCM, são necessários 14 dos 21 votos do legislativo municipal.