quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna realizará o Dia “D” de doação de sangue

Rosildo Ribeiro, uma luta constante para salvar vidas
Pensando em aumentar o estoque de sangue para atender a demandar de transfusões que aumenta significativamente durante os festejos de fim de ano, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realiza neste mês de novembro uma Campanha Especial para atrair doadores. Neste sentido, Rosildo Ribeiro, encarregado do setor, esteve solicitando apoio à ACI. 

É durante as festas de final de ano, que comumente aumenta o número de acidentes e consequentemente pessoas que necessitam de transfusão de sangue. Também neste período, ocorre uma queda no número de doações pelo fato de muitas pessoas viajarem de férias e esquecerem de fazer suas doações. Por conta disso, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está trabalhando antecipadamente para reforçar o seu estoque para dezembro.

O Dia Internacional de Doação de Sangue será no dia 25 de Novembro, mas a campanha já está sendo realizada e seguirá até o final do mês. “Neste início o movimento ainda está fraco, estamos coletando cerca de 20 bolsas por dia, mas esperamos chegar a 60 bolsas de sangue/dia”, informou o coordenador de captação, Rosildo Ribeiro.

Paralela à campanha, estão sendo realizadas ações com o objetivo de fidelizar doadores de alguns municípios da região. A proposta, de acordo com Rosildo Ribeiro, é oferecer transporte para que pessoas de outras cidades doem sangue em Itabuna.

“Outra iniciativa que também trará resultados altamente positivos para o Banco da Santa Casa de Itabuna é uma ação conjunta de entidades e clubes de serviço de Itabuna, que pretendem criar uma Associação de Doadores de Sangue do Sul e Extremo Sul da Bahia”, comentou o coordenador de captação.
 
Requisitos para doação
Estar em boas condições de saúde; ter idade entre 18 e 67 anos (também podem doar a partir de 16 anos acompanhado de responsável); peso igual ou superior a 60 quilos; estar alimentado; e não ter comportamento de risco.  

Importante ressaltar que os doadores de sangue fazem uma série de exames gratuitos, para detectar doenças transmissíveis, como por exemplo, HIV, Chagas, Hepatite e Sífilis.

         O Banco de Sangue de Itabuna funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; e aos sábados, das 7 ao meio dia. Mais informações pelo telefone: (73) 3214-9126.

Nenhum comentário: