quinta-feira, 18 de julho de 2013

CIDADANIA: ARTIGO DO JORNALISTA PAULO LIMA

CIDADANIA
Muitas pessoas questionam a política do governo norte americano. Entretanto, ninguém de bom senso pode criticar a cidadania daquele povo. Em qualquer tragédia que se abate sobre o território americano há sempre uma pessoa carregando, com muito orgulho, a bandeira americana, mesmo ela estando toda esfarrapada.

Vamos sair do geral para o particular. Aqui, em Itabuna, pessoas são convidadas para casamentos, batizados, aniversários, solenidades oficiais, etc. e não exercem a cidadania e a boa educação.  Em solenidades oficiais as pessoas poderiam ter o mínimo de educação principalmente quando as autoridades estão se dirigindo ao público presente. Constatamos a falta de respeito, de educação, e, acima de tudo, de cidadania, tendo em vista que a autoridade ao falar os presentes nem estão ai para o que ela está dizendo. Falam alto, se levantam, andam para lá e pra cá, fazem algazarra, numa demonstração de falta de respeito e educação doméstica, pra não se falar na falta da cidadania, passaporte de um povo civilizado.

Em Itabuna, é comum as pessoas serem convidadas para atos públicos, que sejam do Poder Público Municipal, entidades de classe, Universidade, faculdades, clubes de serviços, e não respeitam aos oradores presentes; como também se sentam à mesa destinada às autoridades e convidados especiais.
Em relação ao Hino Nacional, a postura fica muito a desejar, pois desconhecem como se comportar diante da mais alta expressão da nacionalidade e da cidadania.

Paulo Lima

Jornalista                        

Nenhum comentário: