quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vereadores de Ilhéus se reúnem com sindicatos em busca de consenso

 A ideia é ampliar o diálogo com os servidores e a própria interlocução com o governo
 Com o objetivo de participar das discussões que envolvem a negociação salarial estabelecida entre a Prefeitura de Ilhéus e os sindicatos dos servidores, os vereadores do município se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 18, com os líderes sindicais. Durante o encontro, que aconteceu no Plenário Gilberto Fialho, na Câmara Municipal, o presidente do Poder Legislativo ilheense, Josevaldo Machado (Dr. Jó), afirmou que o propósito é ouvir as duas partes – governo e sindicatos – visando “a construção de um índice de despesas consensual”.


Fazendo coro com Josevaldo Machado, o líder do governo municipal na Câmara, vereador Alzimário Belmonte (Gurita), destacou que a ideia é ampliar o diálogo com os servidores e a própria interlocução com o governo. “Queremos intermediar essas negociações para que as partes envolvidas possam chegar a um acordo sobre os índices e números apresentados até aqui”, disse, destacando a ação contínua dos vereadores mesmo durante o recesso parlamentar (a Câmara só retoma seus trabalhos no próximo dia 1º).
Após mais de duas horas de reunião, ficou agendado para a manhã desta sexta-feira, dia 19, um novo encontro dos vereadores com os representantes sindicais, que, na oportunidade, estarão apresentando um conjunto de propostas voltadas para a redução das despesas do município com pessoal. “De posse desses e de outros números, solicitaremos um encontro com representantes da Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura de Ilhéus”, completou o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado.
Limite - Segundo análises da comissão, a prefeitura ainda assume um índice de quase 70% de despesas com pessoal, enquanto o limite máximo tolerado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 54% e o limite prudencial é de 51,3%.
Na última reunião, realizada no dia 12 deste mês, a comissão apresentou aos sindicatos a planilha das despesas de pessoal, com todas as parcelas determinadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), incluindo as despesas com terceirizados, detalhe importante apontado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi) durante encontro anterior realizado no último dia 8, quando estavam sendo desenvolvidos os estudos conjuntos sobre o reajuste salarial.
Apesar do esforço dos membros da comissão para explicar a importância da nova planilha, que segue todas as determinações do TCM, para que seja possível avançar nas propostas salariais, os sindicatos se negaram a estudá-la (a nova planilha) e optaram pela paralisação dos serviços públicos prestados à comunidade.
O secretário de Administração, Ricardo Machado, presidente da comissão permanente de negociação, explica que o índice de despesas com pessoal está muito alto. Por isso, somente com estudos conjuntos sobre reordenamento das despesas do município será possível avançar nas propostas de reajustes salariais. Com base no parecer da Procuradoria Geral do Município, por exemplo, os lideres sindicais e representantes do governo acordaram que as parcelas de despesas com inativos e as contribuições de Risco de Acidentes no Trabalho (RAT) e Seguro de Acidente do Trabalho (RAT) devem integrar o cálculo para o índice de despesas. Já itens co

Nenhum comentário: