quarta-feira, 2 de setembro de 2009



Itabuna oferece formação continuada
a 1.300 professores da rede municipal


Começou no último dia 26 e prosseguirá até o próximo mês de novembro, o Curso de Formação Continuada oferecido pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para 1.300 professores da rede municipal de ensino. Durante quatro meses, os educadores estarão divididos em dois núcleos e quatro módulos na Casa do Educador e na Escola Lúcia Oliveira uma vez por mês.
A capacitação é ministrada pela equipe técnica pedagógica da SEC. Segundo a coordenadora da Formação Continuada, professora Ana Cristina Guimarães, os professores que atuam como formadores são exclusivamente preparados para transmitir novos conhecimentos que possam influenciar a prática do educar em sala de aula.
Uma das coordenadoras do curso, a pedagoga Dalvanir Menezes Oliveira informou que o objetivo é formar professores da rede municipal em varias áreas, a exemplo da Educação Infantil, Ciclo da Infância, Ciclo da Pré-Adolescência (CPA) e Ciclo da Adolescência (CAD).
A formação faz parte do projeto “É possível Aprender Sim”, voltado para alfabetização e letramento. Dalvanir ressalta que a preocupação da SEC é melhorar os índices da alfabetização na rede municipal de ensino, a partir da motivação dos professores. “Com a formação, queremos tornar os professores aptos no trabalho de intervenção pedagógica, colocando em prática toda aprendizagem que foi adquirida durante este período do curso”, frisou.
Já a coordenadora Cristina Guimarães enfatiza que a formação oferecida por profissionais da própria rede representa uma economia, pois o município gasta apenas com o material didático. Professora do município há 26 anos, Elizabete Vieira destaca que a formação ajuda muito porque sempre traz novidades, propondo novas intervenções em sala de aula e trabalhando a questão da auto-estima do professor.
Quem também aponta a importância do curso é a professora Arlene Santos Campos, que trabalha com educação do campo na escola da Roça do Povo. “As temáticas das oficinas são importantes para melhorar o desempenho nosso, como professor, e dos nossos alunos em sala de aula”, destaca.
_________________________________________________________
SAGCS/PMI – Texto: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges - 01/09/09

Nenhum comentário: