quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Definida a programação
do 7 de Setembro
em Itabuna
Com a participação de 37 entidades, divididas em cinco grupos, a Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna, definiu a programação oficial para o Desfile Cívico do 7 de Setembro, em comemoração a Dia da Independência. Segundo o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, este será o maior desfile cívico da história do município.
A SEC limitou o número de vagas de escolas do município para que o desfile, que se inicia às 8 horas, não fique muito longo e cansativo. Este ano haverá um acrescimento das entidades representativas da sociedade civil organizada. Estarão desfilando os militares, escolas particulares, escolas municipais, estaduais, as fundações que fazem parte do governo e os movimentos sociais.
O tema deste ano, segundo o secretário Gustavo Lisboa, é apelativo e para isto o município pediu licença ao Brasil, para trabalhar um ente brasileiro importantíssimo que é Itabuna, trazendo a temática: “Itabuna um amor Centenário”, na idéia que o município constrói a Nação. Lisboa ressalta que, neste contexto, serão lembradas as pessoas pioneiras que aqui chegaram e doaram suor, sangue e amor para que a cidade pudesse ser o que é hoje, para que o progresso efetivamente pudesse acontecer.
“É um exemplo para que as futuras gerações possam entender que o passado é importante e registrar a história é imprescindível. Como estamos vivendo o ano do centenário de Itabuna, vamos começar essa grande festa com o desfile do sete de setembro”, frisou o secretário.

Desfile

Gustavo acrescenta que as escolas do município receberam verbas de suprimento para que elas pudessem se organizar para o desfile cívico, enaltecendo a história de Itabuna na avenida. “Acreditamos que isso será feito com brilhantismo”, observa. Ele adianta que a Polícia Militar, Secretaria de Transporte e Trânsito e a Secretaria de Saúde, já estão todas preparadas para apoiar o desfile, com mais segurança, trânsito organizado e uma ambulância de plantão no local do desfile.
O Desfile do 7 de Setembro continuará na avenida do Cinquentenário por oferecer maior comodidade para a comunidade. O Grupo 1, formado pelo Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, 15º BPM, 4º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Veículos Militares e Cavalaria do 15º BPM, será o primeiro a entrar na avenida. O desfile terá sequência com o Grupo 2, formado pelas escolas particulares, e o Grupo 3, com a participação de 11 escolas da rede municipal. O Grupo 4, composto por 11 escolas da rede estadual, desfilará logo em seguida. O último Grupo a desfilar será formado por movimentos sociais – Escoteiros, Capítulo Itabuna da Ordem De’Molay- Ordem Internacional das Filhas de Jô, Grupo dos Desbravadores e Produtores Rurais/Agricultura Familiar.

Nenhum comentário: