domingo, 2 de agosto de 2009




Nova Mangabinha ganha
creche e serviço de esgoto

Em comemoração aos 99 anos de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo inaugurou terça-feira (28) a Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, no bairro Nova Mangabinha, que atenderá 70 crianças com idade de 1 ano e seis meses a 3 anos e 11 meses. A solenidade contou com a presença do deputado estadual, Luiz Argôlo (PP), secretários da Educação, Gustavo Lisboa, e do Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, além dos demais secretários municipais, dirigentes de fundações e autarquias, vereadores e moradores do bairro.
O prefeito afirmou que a creche viabiliza benefícios para as crianças e para os pais, pois oferece educação e segurança, sendo um espaço adequado para os filhos ficarem enquanto seus pais vão trabalhar. “O bairro necessitava de uma creche e estamos entregando esta obra que contribui para educação do município” concluiu.
Com 324 metros quadrados, a creche oferece aos alunos três grupos de atividades divididos por idade, sala multiuso onde terá uma briquedoteca, cozinha, refeitório, dois banheiros para crianças, banheiro para adulto adaptado para cadeirante, lavanderia, sala administrativa, pátio e área externa. A creche foi construída com recursos do Programa Habitar Brasil do Governo Federal em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além da contrapartida do município.
Esgotamento
No mesmo dia, o prefeito e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Alfredo Melo, entregaram a Estação Elevatória e Esgoto do conjunto habitacional do Nova Mangabinha. O presidente da Emasa explicou que a obra beneficiará cerca de 1000 pessoas, envolvendo 236 casas do Nova Mangabinha. “A expectativa é que o benefício possa ser ampliado para cerca de 800 casas evitando que o esgoto seja despejado diretamente no Rio Cachoeira” afirmou. Alfredo Melo informou que foram instaladas bombas de esgoto, grupo de gerador de eletricidade (45 KVA) e tubos de conecção para elevar o esgoto a uma cota mais alta, permitindo que o mesmo siga por gravidade até a estação do Mangabinha, de onde é bombeado até a estação elevatória do Centro da cidade (próximo ao Príncipe Hotel), por fim é bombeado para a lagoa de tratamento do São Pedro.

Nenhum comentário: