quinta-feira, 3 de outubro de 2024

ITABUNA. AUGUSTO CASTRO ABANDONOU A ZONA RURAL DA CIDADE


Roça do Povo - Itabuna









Serrado - Itabuna








Roça do Povo, Serrado, Alto Bonito e Ribeirão Seco.


   O povo da zona rural de Itabuna está aborrecido com o atual prefeito Augusto Castro (PSD). Na Roça do Povo, por exemplo, a estrada teve melhorias no início do ano letivo na cidade, abrangendo até a Sede. As estradas vicinais, principalmente a que liga à Fazenda Boa Sentença, ficou "a ver navios". No governo do saudoso prefeito Fernando Gomes, a abrangência era maior, beneficiando outros ramais e facilitando o escoamento da produção agrícola.

   Já a população do Serrado, Alto Bonito e Ribeirão Seco, reclamam da falta de manutenção nas estradas, da falta do investimento em saneamento básico (principalmente água potável e rede de esgoto),  além de escolas de nível fundamental II e nível médio. Os estudantes deslocam-se para bairros distantes e/ou para o centro da cidade. Há também um êxodo dessas áreas. As pessoas estão deixando os domicílios para procurarem emprego em outros estados da federação, como o Espírito Santo (Sudeste) e Santa Catarina (Sul).

   Outra reclamação é a falta de clientes na Feira do São Caetano. "Os consumidores preferem comprar nos mercados, por conta da distância e local inapropriado da feira, deixando-nos sem dinheiro e com a produção perdida, em estado de decomposição," frisou o senhor: J. A. P (de 82 anos), aposentado, mas que precisa complementar a renda para comprar remédios de uso contínuo.

   Muitos comerciantes da zona rural e que trabalham na Feira do São Caetano e Centro Comercial de Itabuna, estão falidos ou endividados. É necessário o investimento em Políticas Públicas na zona rural de Itabuna de forma emergencial (construção de banheiros residenciais, melhorias na infraestrutura, facilitação a linhas de crédito), gerando emprego e renda, bem como, prestando assistência técnica aos pequenos produtores rurais.


Da Redação

Nenhum comentário: