domingo, 26 de maio de 2024

ITABUNA. DINAILTON VISITA A FEIRA DO SÃO CAETANO - ANTIGO GALPÃO DA FÁBRICA KILDARE












































Por onde Dinailton Oliveira passa, semeia a esperança, a fé num futuro melhor. A recuperação da dignidade pautada na força da honestidade e trabalho. A recuperação da pujança econômica e social de Itabuna! Itabuna voltará a ser grande!





  Dinailton Oliveira (pré-candidato a prefeito de Itabuna - Rede Sustentabilidade e ex-presidente da OAB-Seção/Bahia), visitou no domingo (26), a feira do bairro São Caetano (Galpão da antiga Fábrica da Kildare), sendo aclamado pelo povo daquele ponto comercial. Os feirantes convidaram Dinailton para dentro dos boxes de forma literal, vendo nele, a esperança e o comprometimento de salvar Itabuna do atraso econômico e social, através da vida pregressa do candidato e as propostas concretas.

  Dinailton estava acompanhado de Dr. Andirlei (ex-presidente da OAB/Subseção Itabuna), sendo ambos reconhecidos pelos trabalhos sociais e à frente da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao mesmo tempo, os feirantes mostraram descontentamento diante do desrespeito do atual gestor de Itabuna. As queixas foram diversas: atraso de 1 ano e 7 meses na entrega da feira original e no atual galpão da fábrica desativada, vários problemas como: baixa nas vendas, pouca circulação de clientes, lama, penetração de água nos recintos quando há chuva, banheiros em más condições, má localização da feira, entre outros. 

  O comerciante E.L.S (que não quis se identificar temendo represálias), queixou-se de que está trabalhando apenas para não perder o ponto comercial e de que não ganha lucro nas vendas, pagando apenas pelo débito adquirido das mercadorias. Relatou também de que ficaram por mais de 4 meses sem a cesta básica prometida pela Prefeitura Municipal de Itabuna, voltando somente agora, depois das manifestações e período eleitoral. Vale a pena relembrar de que 38 % da população de Itabuna vive com menos da metade de um salário mínimo. 

  Com relação aos vendedores oriundos da zona rural de Itabuna, há também uma desesperança lamentável. Esses comerciantes não têm a quem vender as mercadorias. Chegam cedo à feira, mas os produtos perecíveis desperdiçam-se por conta do tempo, gerando prejuízos incalculáveis, além do êxodo rural para outros estados da federação. No geral de acordo com o censo do IBGE de 2022, Itabuna perdeu 8,8% da população (mais de 15 mil habitantes).

  Dinailton Oliveira vem discutindo com a população, um plano de emergência para Itabuna, através de  encontros com moradores das zonas: urbana e rural , oferecendo principalmente a esta, suporte (apoio e incentivo fiscal e empréstimos) para a comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros, além de resolver o problema da infraestrutura.


Da Redação      

Nenhum comentário: