quarta-feira, 15 de março de 2023

ITABUNA. AGRAL RETOMA ATIVIDADES EM 2023 COM FOCO NUMA AGENDA DE PALESTRAS, PARCERIAS E EVENTOS

  Membros da Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral (Itabuna-Bahia)


     Dois eventos marcaram a primeira reunião da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) em 2023, numa sessão presidida por Samuel Mattos, na Loja Maçônica 28 de Julho: uma homenagem ao Dia Nacional da Poesia, com um painel sobre a vida de Castro Alves, patrono da Cadeira 3, apresentado pelo acadêmico José Carlos Oliveira e o lançamento dos livros de poesia Meu Refúgio, de Paulo Sérgio Bonfim, que é integrante da Agral e Amores Insanos, de Maristela Bonfim, que faleceu recentemente, reunidos num único volume com uma cuidadosa produção gráfica e duas capas.

  O presidente Samuel Mattos fez um balanço positivo das atividades realizadas no ano passado, com parcerias institucionais com a Uesc, Prefeitura de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, bem como com empresas como a Rota e o Grupo Velanes, que contribuíram para o fortalecimento da Agral. Anunciou para abril a retomada do ciclo de palestras e debates, com o acadêmico Jaime Nascimento realizando uma conferência sobre a Guerra de Canudos.

   Em seguida foi anunciada a posse da nova diretoria presidida por Samuel Mattos que foi reeleito para o cargo e que tem como vice-presidente Samuel Guimarães. A secretaria ficou com Josanne Moraes e a segunda secretaria com Iris Brito. Para a tesouraria foi eleito Jailton Alves de Oliveira e a segunda tesoureira Lilian Lima. Também foi empossado o conselho fiscal integrado por José Carlos Oliveira, Geraldo Vaz Quadros e Kleber Torres.

   Samuel Matos destacou a mudança dos estatutos, o que permitiu ampliar os quadros da instituição abrindo espaço para filiação de músicos, artistas plásticos e outros segmentos ligados à cultura. As mudanças vão permitir a ampliação das parcerias e realização de mais eventos na área cultural.

  Também foram anunciados novos acadêmicos da Agral, como a educadora e escritora Iris Brito, além de Rafael Freire Ferreira, Ícaro Emanuel Vieira Freitas, Emadilson de Jesus Santos, do cineasta Vitor Silva Assis Lima e do cartunista Afonso Henrique Coelho Dantas. A relação inclui ainda a cordelista Janete Lainha e o baterista Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará).

  Foram anunciados ainda os novos correspondentes da academia, entre os quais os escritores Gilberto Carvalho, no Ceará; Luiz Ferreira da Silva, em Alagoas e do poeta Ari Melo Mariano, em Brasília; além de Goetz Frank Ottman, na Austrália e a design Kiri-Una Meumann, na Itália.



Fontes: IPolítica; Academia Grapiúna de Artes e Letras - Agral

Foto: IPolítica; Agral

Nenhum comentário: