quarta-feira, 15 de maio de 2019

Lei Maria da Penha: agressor pode ser tirado de casa sem decisão judicial

Uma alteração na lei Maria da Penha agora permite que, em alguns casos, delegados e policiais retirem imediatamente de casa um suspeito que tenha agredido sua companheira caso não haja uma unidade da Justiça na região, realidade de cerca de metade das cidades brasileiras. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, sancionaram a mudança. A alteração foi publicada na edição de terça-feira, 13 de maio no Diário Oficial da União.
Antes, a lei estabelecia um prazo de 48 horas para que a polícia comunicasse a Justiça sobre agressões. Apenas então era decidido sobre medidas protetivas. A efetiva aplicação de medidas, no entanto, demoraria ao menos três dias.
A alteração vale para casos em que for verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar.
Nesse caso, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida. A lei deverá ser cumprida pela Justiça assim que for feita a denúncia.

Publicado em Brasil, Destaque 1, Justiça
Fonte: Fábio Roberto Notícias
Postado por Emadilson de Jesus.

Nenhum comentário: