quinta-feira, 16 de maio de 2019

Comitiva do Governo do Estado realiza visita técnica ao Teatro Municipal Candinha Dórea







       Na manhã desta quinta-feira (16), uma comitiva do Governo do Estado da Bahia esteve em Itabuna para visitar as obras do Teatro Municipal Candinha Dória e da Policlínica Regional.     A comitiva que contou com a presença da Secretária Estadual de Cultura da Bahia, Arani Santana, além de assessores e representantes da Bahiatursa, foi recepcionada pelo Vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita e por secretários e diretores municipais.
Com o objetivo de avaliar o andamento das obras, a comitiva se dirigiu inicialmente à Policlínica Regional e verificou, in loco, a estrutura do local que está em fase final de acabamento. Já no Teatro Municipal, onde as obras também estão em estágio avançado de conclusão, os representantes do governo do estado foram recepcionados por uma série de apresentações culturais de artistas do município.
Logo na chegada, os integrantes da Charanga da Alegria trouxeram música e animação para o momento. Já no salão principal, o poeta Jailton Alves emocionou a todos com um belo recital de poesia, seguido por uma da apresentação do cantor Davidson Viana, que foi acompanhado pela Orquestra Opus Music The Concept, da qual faz parte, e pela apresentação de bailarinos do município. Ainda durante a visita, o artista Diovanni Tavares realizou apresentação de teatro de bonecos, representando toda a riqueza e diversidade da cultura itabunense.
Ao avaliar tudo o que foi visto durante a visita, a secretária estadual de cultura da Bahia, Arani Santana elogiou a estrutura do teatro e parabenizou o município por lutar pela retomada da obra. “Entendo que esse equipamento é um avanço e muito importante para essa região. Um espaço bonito, que está dentro das normas vigentes para uma casa de espetáculo desta magnitude e, neste momento, quero apenas parabenizar o município, a população e todos os artista da terra por merecerem um espaço tão importante”, disse a secretária, destacando ainda que o governador Rui Costa aguarda com grande expectativa a inauguração do teatro.
O Secretário Municipal de Administração, Dinailson Oliveira lembrou que a retomada da obra do Teatro foi um compromisso de prefeito Fernando Gomes com a população de Itabuna e destacou a parceria do Governo do Estado com município. “Hoje nós itabunense só temos que agradecer a Deus, a Nossa Senhora, ao Governador Rui Costa e ao Prefeito Fernando Gomes por viabilizarem essa obra grandiosa para o nossa cidade, aproveitar para gradecer a essa visita da secretária Arani Santana, que nos enche de alegria e deixa uma expectativa ainda maior para ver este equipamento funcionando”, disse.
Participando da visita, a Secretária Municipal de Governo, Maria Alice, falou da importância do Teatro para o resgate da cultura do município. “Estamos felizes, nós itabunenes, nós que compomos o governo municipal, pelo trabalho do governador Rui Costa, que viabilizou essa obra e que nos da à oportunidade de fomentar nossa cultura e valorizar nossos talentos”, concluiu.
A obra do Teatro de Itabuna está sendo realizada através de convênio do município com o Governo do Estado, após permanecer por cerca de 10 anos paralisada. A inauguração está prevista para ocorrer no dia 26 de Julho, nasemana das comemorações dos 109 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna. Para o prefeito Fernando Gomes, este importante empreendimento dará um novo conceito ao município no que diz respeito à valorização da cultura e do turismo de negócios no município.
O Teatro Municipal Candinha Dóroa conta com uma moderna estrutura de iluminação, sonorização, mecânica, cênica, acústica, além de um amplo foyer que também poderá ser utilizado para exposições. Também conta com camarim, sanitários, salas de apoio e administração. Sua capacidade é para cerca de 600 pessoas.

________________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Governo - Diretoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes
16 de Maio de 2019

Nenhum comentário: