terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda foi inaugurada e prefeito entrega nova frota de veículos

São Desidério, completou 52 anos de emancipação política no sábado, 22, dia em que o governo municipal também inaugurou a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Na ocasião o prefeito Demir Barbosa, realizou a entrega de oito novas ambulâncias para a Secretaria de Saúde, um caminhão baú refrigerado para o transporte da merenda escolar do município, um micro-ônibus escolar moderno e adaptado para transportar alunos portadores de deficiência física, um carro doblô e uma frontier para a Secretaria de Assistência Social e mais cinco carros unos para as diversas secretarias.

Os novos veículos entregues, foram adquiridos com recursos próprios do município, apenas o micro-ônibus que faz parte do programa Caminho da Escola, é parceria do município com o governo federal. Grande público marcou presença no evento. Autoridades locais e regionais, o presidente da câmara, vereadores, secretários, diretores de departamentos, superintendentes, assessores, funcionários da câmara, secretarias e prefeitura. Líderes políticos da sede, dos distritos de Sítio Grande, Roda Velha, esteve presente o ex-prefeito de Formosa do Rio Preto, Neo e o ex-presidente da Bahiatursa, Claudio Taboada  e sociedade civil.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, entre janeiro de 2011 a dezembro de 2012 foram gerados 18.700 empregos no município de São Desidério, com uma população de 31.785 mil habitantes. De acordo com o prefeito, agora por meio da nova secretaria, que é a maior em importância na geração de emprego e renda, São Desidério terá a possibilidade de realizar o diagnóstico de quem está desempregado e saber o porquê desta condição. “Se for por falta de capacitação nós iremos capacitar, se for por falta de oportunidade temos Roda Velha que é um distrito com grande potencial em crescimento e ainda Campo Grande onde estamos instalando grande indústria de energia, uma termoelétrica, vamos dar condições para as pessoas trabalhar, basta apenas sabermos organizar da melhor forma possível que emprego não faltará. Aqui temos respeito e compromisso com a população. Já avançamos e iremos avançar muito mais, já atraímos investidores da Bahia, do Brasil e do mundo”. Disse Demir Barbosa.

Os serviços prestados pela secretaria inaugurada são frutos das parcerias junto aos governos federal, estadual e municipal e tem por objetivo planejar e executar as políticas de emprego e renda e dar apoio na formação do trabalhador e da economia solidária, promovendo o trabalho, emprego e renda e o artesanato, por meio de políticas públicas visando o desenvolvimento humano e consequente progresso para o município. A secretaria oferece os serviços do Sinebahia, Credibahia, Incra, Junta Militar e outros. A secretaria está localizada na rua Dr. Valério de Brito, em frente a praça Emerson Barbosa. Perguntas e duvidas poderão ser encaminhadas por meio do e-mail: semter@saodesiderio.ba.gov.br.
Segundo o secretário Waldik Rodrigues, a secretaria foi projetada e construída conforme exigências determinadas para garantir a qualidade dos serviços prestados. “Iniciaremos com os projetos de supervisão e execução na geração de renda, projeto vida saudável, atendimento a agricultores e trabalhadores rurais e urbanos, orientação trabalhista e previdenciária para profissionais da área de direito e assistência ao trabalhador na obtenção da aposentadoria, auxílio doença, auxílio a maternidade e outros. Além de cursos de capacitação profissionalizantes em parceria com o Pronatec, inclusive já temos o termo de compromisso assinado onde conseguimos 11 cursos na área de informática que vai atender 400 jovens do município”. Assegura. 
Secretarias comtempladas com os novos veículos- A Secretaria de Saúde, que já possuía oito ambulâncias em funcionamento, agora ganhou mais oito novas ambulâncias e um carro uno para melhor atender a população da sede e de todas as localidades do município. O secretário Jeferson Barbosa, enfatiza que os novos veículos fará a diferença na qualidade do atendimento de toda a população da sede e zona rural. “É um grande avanço na saúde de São Desidério a chegada destes novos veículos”. Jeferson Barbosa ainda destaca mais benefícios em favor do município. “Esta semana nós conseguimos junto à Comissão Intergestora Regional-CIR, a aprovação que precisávamos para disponibilizarmos uma unidade do Samu para o distrito de Roda Velha. Brevemente estaremos fazendo alterações no posto de saúde de Roda Velha para a implantação do Samu”. Afirma. Ainda na avaliação do secretário, não basta somente ter os recursos, é preciso saber onde e como aplicar.
A secretaria de educação foi comtemplada com um caminhão baú refrigerado e equipado para a distribuição da merenda escolar de todo o município e um micro-ônibus escolar com 22 assentos e equipado com uma cadeira de rodas e elevador para o transporte de alunos portadores de deficiência física. “São veículos que virão para somar com a frota do município e promover comodidade e conforto em prol dos nossos alunos, e a educação por sua vez, enquanto agência promotora de mudança social vem contribuindo para fortalecer o desenvolvimento de São Desidério”. Garante a secretária Alaídes França. 
Para a Secretaria de Assistência Social, que atende famílias e pessoas em risco social foram designados os veículos, frontier, um carro uno e uma doblô. “Estes veículos é de suma importância para a nossa secretaria que trabalha sempre na busca ativa de famílias e pessoas em risco social, realizando visitas técnicas dos assistentes sociais em todo o município, o uno será destinado para o Creas, a frontier é para uso da própria secretaria e o doblô será destinado para a nossa equipe volante realizar as visitas”. Declara a secretária, Maria Adalgisa.
Os outros três carros unos irão atender as necessidades das Secretarias do Trabalho Emprego e Renda e da Secretaria da Indústria e Comércio.
Por: Ascom/São Desidério 
Fotos: Rodney Martins

Nenhum comentário: