segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SCMI realizará treinamento para administração de Hemocomponentes


A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) realizará nesta terça-feira (17) um treinamento para enfermeiros, com foco na administração segura de Hemocomponentes e Hemoderivados. A capacitação ocorrerá às 19 horas no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midlej Filho, e terá como palestrante a médica Regiana Souza, responsável técnica pelo Banco de Sangue da SCMI.

De acordo com Drª Regiana Souza, o público-alvo serão todos os enfermeiros do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), do CTI, UCI e Serviço de Diálise, além dos profissionais dos Hospitais Manoel Novaes e São Lucas. “Nosso objetivo com este treinamento é padronizar a conduta de enfermagem no ato transfusional para maior segurança e qualidade da assistência prestada ao paciente”.

         Entre os pontos que serão destacados no treinamento: o emprego terapêutico do sangue e a transfusão dos seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados). Vale ressaltar que hemocomponentes e hemoderivados são produtos distintos: os produtos gerados nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos são denominados hemocomponentes. Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físicoquímicos são denominados hemoderivados.

Da assessoria

Nenhum comentário: