terça-feira, 19 de novembro de 2013

Perivaldo, ex-seleção brasileira e morador de rua em Portugal, pode voltar ao Brasil.

Perivaldo cata lixo em Portugal
Perivaldo cata lixo em Portugal
Nascido em 1953, em Itabuna, onde atuou pela equipe do mesmo nome, Perivaldo Lúcio Dantas, o Peri da Pituba, teve uma passagem marcante pelo Bahia no final dos anos 70. Depois foi para o Botafogo, Palmeiras e teve passagens pela Seleção Brasileira em 1981 e 1982, em um time que tinha Zico, Sócrates e Falcão.
Segundo reportagem do Fantásticodo último domingo Peri é hoje morador de rua em Lisboa, em Portugal. O ex-lateral-direito vive vendendo roupas na Feira da Ladra.
Caminhando por ruas de Lisboa, o ex-jogador foi visto revirando lixo atrás de peças de roupas para vender na Feira da Ladra. Ele foi entrevistado pelo repórter Luiz André Azevedo, e disse que pretende voltar ao Brasil. À noite, a reportagem colheu imagens de Perivaldo dormindo na rua.
O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol do Rio de Janeiro (SAFERJ), Alfredo Sampaio, disse que fará tudo o que for possível para ajudar Perivaldo.
”Conversei com ele hoje (segunda-feira) pelo telefone. Ele me disse que quer voltar para o Brasil. Também conversei com os familiares dele. Um filho do Perivaldo me disse que, primeiro, quer ir a Portugal para conversar com ele. Eu me disponho a ir com ele para saber o que será feito. A ideia é que, decidida a volta do Perivaldo, o Sindicato viabilize a viagem de volta” – disse Sampaio, que também é treinador
Leia a matéria do Fantástico:
Um homem caminha pela rua, se aproxima de latas de lixo e recolhe peças de roupa. Encontra um casaco e veste ali mesmo, no meio da rua. Pouca gente poderia imaginar que esse homem já vestiu a camisa amarela da seleção brasileira.
Perivaldo Lúcio Dantas ficou famoso como Peri da Pituba. Ganhou projeção nacional no Bahia, no final da década de 70. Foi lateral direito do Botafogo, passou pelo Palmeiras de Telê Santana, que o convocou para a seleção em 81. Fez parte do histórico time de 82, com Falcão, Zico, Sócrates. Contra a Tchecoslováquia, salvou um gol.
Depois de muitas lesões, Perivaldo desapareceu das notícias. Trinta anos depois, o Fantástico encontrou Perivaldo pelas ruas de Lisboa.
Depois que parou de jogar futebol no Brasil, no Bangu, em meados dos anos 80, pouco se sabe da vida de Perivaldo. Ele diz que foi para a Coreia, na Ásia, e depois veio para Portugal. O Fantástico procurou a Federação Portuguesa de Futebol e a informação oficial é de que não há registro de nenhum jogador brasileiro chamado Perivaldo Lúcio Dantas.
Mas na Feira da Ladra, em Lisboa, é fácil achar Perivaldo vendendo sua mercadoria.“Vamos embora, compadre. Aqui, o que é bom aqui. Se quiser coisa boa, está aqui na banca do Peri da Pituba”, anuncia o ex-jogador.

Nenhum comentário: