sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ônibus especiais da Rota foram utilizados durante Congresso do Ministério Público

A empresa Rota, do setor de transportes de passageiros e encomendas, participou com intensa colaboração da Feira de Saúde realizada durante o “I Congresso Integrador do Programa O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”, no estacionamento do auditório central da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 23 a 26 de outubro. Além de aprofundar o debate sobre os direitos sociais, o I Congresso Integrador, idealizado pelo promotor de Justiça da Cidadania da Comarca de Itabuna, Clodoaldo da Silva Anunciação, ofereceu serviços de saúde às comunidades de Salobrinho, Banco da Vitória e Vila Cachoeira e adjacências.


Os ônibus especiais Rota da Saúde, que possui consultório odontológico, e o Rota da Educação, com sala de aula equipada com computadores, foram disponibilizados pela empresa para que os parceiros do evento pudessem desenvolver suas atividades. O Rota da Saúde foi utilizado para atendimento de clínica geral pela médica Silvana Tapioca, da Fundação José Silveira, na tarde do dia 24. Nos demais dias foi usado para os exames preventivos de  ginecologia realizados por enfermeiras da Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus, sob a coordenação da diretora de Atenção Básica de Saúde, Bárbara Christian Magalhães da Silva.

A Fundação José Silveira trouxe de Salvador duas unidades móveis de Saúde e uma equipe formada por cardiologista, urologista, ultrassonografista, entre outros profissionais, sob a coordenação da assistente social Laiane Martins. Os estudantes da Escola Técnica da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizaram, no local, teste de glicemia capilar, aferição de pressão, e forneceram orientações em Saúde, coordenados pela professora Joseane Fernandes da Silva.

A maioria dos pacientes atendidos foi oriunda da comunidade local e do Banco da Vitória, em especial do condomínio Moradas do Porto, recentemente construído pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Já o carro Rota da Educação serviu de consultório para atendimento médico das instituições e de sala para uma oficina nutricional, ministrada por Luciana Vilela para cidadãos da comunidade do Salobrinho.  Também participaram da feira uma unidade móvel da Biblioteca da Fundação Regina Cunha, em parceria com o hospital DayHORC, com livros em Braille e tecnologias acessíveis ao deficiente visual.

Na opinião do Promotor de Justiça da Cidadania, Clodoaldo Anunciação, “A Rota Transportes foi fundamental para a própria existência do evento. Além de participar com os ônibus Rota da Saúde e Rota da Educação, efetuou  gratuitamente todo o trânsfer de convidados e palestrantes e reforçou as linhas normais para atender a demanda gerada, em torno de  1.500 participantes”. E concluiu dizendo: “A Rota já é uma parceria consolidada, que  está presente não só em eventos do Ministério Público, cuja participação é contínua,  mas em outras ações e atividades realizadas na comunidade. Com isso, demonstra o espírito de trabalhar pela coletividade, a sua preocupação com os cidadãos.”. 

Por - Zé Carlinhos 


Nenhum comentário: