sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Canavieiras contemplada com um moderno projeto paisagístico


Dotar as ruas, avenidas e alamedas da cidade de Canavieiras de um moderno projeto de paisagismo faz parte das ações de curto prazo que serão empreendidas pelo prefeito Almir Melo. Para viabilizar esse empreendimento, foi firmada uma parceira entre a Ceplac e a Prefeitura de Canavieiras, com a finalidade de elaborar o projeto paisagístico e prestar assistência técnica durante a implantação.

Após o acordo celebrado entre o prefeito Almir Melo e o superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado da Bahia, Juvenal Maynart, Canavieiras recebeu a visita da paisagista da Ceplac, Noêmia Pinheiro de Almeida, que fez um levantamento das espécies existentes. Agora, o próximo passo é fazer a escolha das plantas que irão compor o novo projeto. 
Durante a visita, que contou com a presença do secretário municipal da Agricultura, João Brasil, foi constatada a presença de plantas inadequadas para a zona urbana, pela agressividade do sistema radicular, comprometendo a fundação das construções, a pavimentação, as redes de saneamento básico. Também serão evitadas algumas espécies exóticas (estrangeiras, adaptadas ou não), que produzem bastante massa foliar.
Uma das solicitações feitas pelo prefeito Almir Melo, é que, preferencialmente, sejam utilizadas espécies da flora nativa (Mata Atlântica), alternando árvores, arbustos e plantas de pequeno porte. No levantamento realizado pela paisagista Noêmia Almeida, foi verificada a necessidade da substituição de espécies inadequadas por plantas que acrescentam benefícios à qualidade de vida do homem e ao meio ambiente urbano.
Após a escolha das espécies e a concepção do projeto, os primeiros locais a passar pela intervenção paisagística serão as ruas São Francisco e Ruy Barbosa, áreas que estarão integradas a um grande projeto de urbanismo, contemplando, inclusive, uma ciclovia. “Assim que concluirmos a São Francisco, iremos executar esse projeto paisagístico em toda a cidade, tornando Canavieiras uma cidade mais agradável para se viver”, garantiu Almir Melo.

04-09-2013 (WR)

Nenhum comentário: