terça-feira, 3 de setembro de 2013

VEREADORES DE ITABUNA DECLARAM VOTO ABERTO NA REUNIÃO DA ACI

Sociedade Civil adere a campanha: Transparência Já!

Durante a 4ª Reunião Ordinária realizada nesta segunda-feira (2), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), empresários, jornalistas, representantes do Poder Legislativo, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Itabuna e demais entidades de classes disseram “Não ao Voto Secreto na Câmara de Vereadores de Itabuna”. A Emenda a Lei Orgância, de autoria do vereador Júnior Brandão será votado no Legislativo após a apresentação do relatório, previsto para segunda-feira (9).

No encontro, os vereadores e a sociedade civil organizada demonstrou apoio pela aprovação da campanha: Transparência Já!. Para o presidente da ACI, Luiz Roberto Vieira Ribeiro a sociedade sai fortalecida nesse processo, tendo em vista que grande parte dos vereadores mostrou amadurecimento e votarão favorável ao Voto Aberto no Poder Legislativo de Itabuna. “As entidades estão unidas, fortalecendo as discussões e isso moraliza e dar transparência as ações públicas”, declarou.
Além de defender os interesses do comércio local, a ACI, CDL e o Sindicom  se colocam como entidades responsáveis por todas as decisões que acontecem na cidade. Segundo o Promotor Público, Clodoaldo Anunciação é muito importante a participação de todos no debate, pois traz uma noção aos Edis sobre o que a população está pensando. “Reconheço a independência da Câmara de Vereadores, mas queremos que o Poder Legislativo possa ouvir a população e dar uma resposta transparente às diversas questões de interesse comum na cidade”.
Lançada na semana passada, a campanha pela transparência na Câmara de Vereadores de Itabuna já conquistou a adesão de toda a sociedade itabunense, que nas ruas e através das Redes Sociais tem demonstrado participação. Para o presidente da Câmara, Aldenes Meira a tendência é de que o Voto Aberto seja aprovado, pois segundo ele, a demanda é fruto de um clamor da sociedade. “A Câmara tem buscado fazer o trabalho com a máxima transparência possível e o Voto Aberto é uma forma de dar ciência a população dos atos do Legislativo”.
O autor da Emenda a Lei Orgânica do Município, o vereador Júnior Brandão, revela que a proposta prevê, dentre outras mudanças, a alteração da Eleição da Mesa e a decisão sobre cassação de mandato político. Na próxima semana, o relator do projeto, o vereador Pastor Francisco estará apresentando o relatório, que será julgado, e, em seguida, seguirá para votação. Ao ser aprovado a Emenda, o próximo passo será alteração do Regimento Interno, que tem a previsão de um mês.

POR - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa
Fotos: Alex de Souza

Nenhum comentário: