terça-feira, 3 de setembro de 2013

MARGARIDA ALVES COMEMORA 15 ANOS DE SERVIÇOS

Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves comemora 15 ano de Educação Contextualizada do Campo no Sul da Bahia (Comemoração reunirá comunidades beneficiárias, parceiros, financiadores e educadores)
 Ciranda dos Abraços, este é o tema da comemoração de quinze anos da Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves (EACMA), no dia 04 de setembro às 17 horas, na rodovia Ilhéus/Uruçuca, no Sítio Flor do Iguape, onde funciona desde o ano de 1997. O encontro reunirá comunidades beneficiárias, parceiros, financiadores e educadores.


  A comemoração congregará representantes das cerca de quinze mil famílias que passaram pela instituição desde a sua fundação, e homenageará jovens que concluíram o Ensino Técnico e Superior com o apoio da Escola e ainda aqueles que atualmente são colaboradores da entidade. Contará, também, com a presença de parceiros que contribuíram financeiramente, como, por exemplo, a KMB/Áustria, grupo que presta solidariedade internacional e que apoia a EACMA em atividades de formação em agroecologia.
 No ano de 1995, comunidades rurais dos municípios de Belmonte, Uma e Pau Brasil uniram-se para fundar uma Escola que atendesse jovens que haviam concluído o Ensino Fundamental I e não tinham oportunidade de dar continuidade aos estudos por questões que envolviam longas distâncias das cidades, precariedade no transporte escolar e ausência de uma educação contextualizada. No mês de setembro de 1995, foi fundada a Associação Servidora dos Pequenos Produtores, que viria a ser a mantenedora da Escola, cujo nome homenageia a sindicalista paraibana Margarida Alves, que foi assassinada por incomodar os donos de usina que desrespeitavam os direitos dos trabalhadores rurais. 
Margarida costumava afirmar que é “melhor morrer na luta que morrer de fome”. No ano de 1996 um mutirão de mil mãos, uma verdadeira ciranda dos abraços construiu a Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves que desde então abraçou quinze mil famílias, sessenta comunidades e três territórios.

Da assessoria

Nenhum comentário: