segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROJETO PARA O ESTADO BAHIA DO SUL OU SANTA CRUZ CONTINUA

O médico Amilton Gomes retoma o projeto
Muito movimentado na última  quinta-feira (22), a noite, aconteceu na Câmara de Vereadores de Itabuna mais um encontro, tendo como  finalidade  discutir o projeto da independência  da região Sul da Bahia. Essa projeto teve a iniciativa do ex-prefeito de Ilhéus e deputado federal Henrique Cardoso e, depois o projeto foi abraçado pelo ex-prefeito de Itabuna e deputado federal (constituinte) Fernando Gomes Oliveira. Mas, não foi adiante, apesar de tramitar no Congresso e por falto de apoio da bancada baiana foi arquivado, ao contrário da bancada  mineira, os seus deputados estiveram sempre apoiando o projeto.




Agora, novamente em pauta, o projeto com varias reuniões, lideradas pelo médico Amilton Gomes vem chamando a atenção. Esta  última reunião na Câmara Municipal de Itabuna contou com a presença de Importantes políticos de influência de Itabuna e região, além da imprensa, e várias outras lideranças – entre elas: médicos, advogados, professores, ambientalistas, radialistas, jornalistas, marqueteiros, empresários e outras personalidades dos vários segmentos da sociedade, que aceitam discutir  a retomada do projeto e formalizá-lo, cumprir, com a ajuda da bancada mineira.

No inicio de sua retomada, a partir da elucidação das ações para ser apresentado para apreciação, o projeto será apresentado nos colégios, Faculdades, Câmara de Vereadores e as prefeituras de toda região da abrangência da divisão. Marcaram presenças: o médico Renato Costa (Presidente do PMDB-Itabuna); Jornalista José Adervan (Jornal Agora): Jornalista Maria Antonieta Mota (Agora); Empresário Jozimar Barbosa; a professora Acácia Pinho (UESC); a Ambientalista e Professora Maria Luzia (UESC): Dr. Mauro, representando a deputada estadual, Ângela Souza; o médico. Vandick Rosa (Hospital de Olhos Beira-Rio); o radialista e blogueiro Val Cabral e o Clube do Poeta Sul da Bahia que através do seu grupo de recital foi responsável pela a abertura do evento. O médico Amilton Gomes, num breve pronunciamento expôs sobre a importância do Projeto, quando  discorreu sobre o seu andamento. Em seguida, todos  os presentes  tiveram oportunidade de se manifestarem  a respeito, quando todos  apoiaram na íntegra a divisão do Estado. “O que já deveria ter acontecido há muitos anos, mesmo porquê, o Sul da Bahia não pode continuar menosprezado. Uma região tão importante, quanto esta, que no passado muito contribuiu para as  grandes obras deste Estado”, esta foi a voz geral de quem usou a palavra.


O projeto, continua em andamento e a todo momento, o mesmo vem recebendo adesões da vários segmentos sociais e organizados dessa região e extremo-sul e, em especial, da Bancada Mineira que continua junta como uma grande parceira, desde o inicio  da criação da iniciativa, que no momento tem a frente, o médico, Hamilton Gomes, que quer vê uma região desenvolvida e soberana,  com a chegada do novo estado, que poderá ter o nome de “Bahia do Sul” ou “Estado Santa de Santa Cruz”.

Nenhum comentário: