sábado, 20 de julho de 2013

Vereadores de Ilhéus entendem planilha de despesas com pessoal da prefeitura

Os vereadores do Município de Ilhéus entenderam os números apresentados pela Comissão Permanente de Negociação da Prefeitura sobre o índice de despesas com pessoal, que corresponde a 68,3% das receitas municipais. Na manhã desta sexta-feira, dia 19, a comissão apresentou a planilha com despesas de pessoal com todas as parcelas determinadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), incluindo as despesas com terceirizados, detalhe importante apontado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi), durante reunião de estudos conjuntos entre o município e os sindicatos, no último dia 08.

Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira com a comissão, o Presidente da Câmara, Josevaldo Machado (PC do B), o líder do governo Municipal da Câmara,  Alzimário Belmonte (Gurita – PP), e os vereadores Ivo Evangelista (PRB), Fábio Magal (PSC), Tarcísio Paixão (PSD), Lukas Paiva (PT), Alisson Mendonça (PMN)  e Roque Eduardo Cavalcante de Matos (Roque do Sesp - PSC). Na quinta-feira, dia 18, os vereadores se reuniram com os sindicatos e concluíram que é preciso chegar a um consenso sobre o índice, para que o poder executivo e os sindicatos avancem nas discussões sobre campanha salarial.
Na manhã desta sexta-feira, os membros da comissão permanente de negociação, além de detalharem a planilha com despesas de pessoal do município, esclarecem que os sindicatos não estão incluindo nas quatro planilhas que construíram, a provisão do 13º e a provisão de 1/3 de férias dos professores bem como teriam deduzido o FGTS duas vezes da folha de pagamento. “Além de esclarecer os equívocos, houve uma proposição concreta por parte do governo de que ainda assim se persistirem as dúvidas por parte dos sindicatos, o governo juntamente com as categorias sindicais, podem escolher um técnico imparcial para calcular o índice de despesas, afim de estabelecer um consenso”, destaca o secretário de Administração, Ricardo Machado, presidente da comissão permanente de negociação.      
O secretário também destaca que outro ponto positivo da reunião na Câmara foi que após esta avaliação, que será acompanhada pelos vereadores, o governo sentará com os representantes dos sindicatos para discutir propostas sobre o reajuste salarial. “A reunião foi positiva, os vereadores entenderam que a prefeitura não está omitindo nem alterando a realidade das despesas com pessoal”, considera Machado. O secretário informa ainda o município entregará o mais rápido possível ao Poder Legislativo de Ilhéus os resumos da folha de pessoal dos cinco primeiros meses deste (janeiro a maio), atendendo as solicitações dos vereadores.

         Na ocasião, o presidente da Câmara, Josevaldo Machado, destacou que era preciso que os vereadores todos se empenhassem para convencer os representantes das categorias de servidores que a paralização é prejudicial, no momento em que a população de Ilhéus necessita dos serviços públicos essenciais.

Da assessoria

Nenhum comentário: