quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os vereadores, jornalistas e o povo.

Paulo Lima: Jornalista.
A atual composição da Câmara de Vereadores de Itabuna, á primeira vista, dá a impressão de que todos os que estão sentados no plenário Raimundo Lima conhecem ou fingem conhecer a  Lei Orgânica e o Regimento Interno daquela  Casa. Engana-se quem assim pensa. De uma coisa o leitor pode estar consciente: não existe na Câmara nenhum ingênuo, apesar de toda regra ter exceção. Os que apoiam o governo Vane já fatiaram os cargos na prefeitura, enquanto os que fazem oposição (Ronaldão e Solon Pinheiro- DEM- Paulinho do INSS e Júnior Brandão-PT-) desempenham seus papeis de parlamentares opositores com os pés no chão e as leis na mão como é de se esperar de um homem público consciente das suas responsabilidades e da confiança que foi depositada pelo eleitor.
Já o representante do PMDB, vereador Antônio Cavalcante, tem enfeixado em suas mãos toda a coordenação administrativa do Poder Legislativo, é a espinha dorsal, poderei assim dizer, de toda a máquina administrativa da Câmara. È o homem forte daquela Casa tendo em vista que é sobre os seus ombros que estão depositados a estrutura financeira daquela  Câmara, que tem a disposição dos vereadores  l5 cargos  de Assessor Parlamentar, sendo que, caso nomeado, receberá a quantia de QUATRO MIL E TREZENTOS E CINQUENTA REAIS pra não se falar que cada vereador ainda pode  nomear o seu chefe de gabinete-recebendo cada escolhido a quantia de quase DOIS MIL REAIS mensais.
 O representante do PSDB, vereador Zé Silva, cuja eleição causou grande expectativa nas hostes tucanas, segundo blogs da cidade, nomeou sua mulher como diretora do Arquivo Municipal, dando a entender que está também na base do governo Vane. Já o líder do governo  na Câmara, Cesar Brandão, tem desempenhado o seu papel, já que o mesmo com experiência parlamentar de outra legislatura, tem se saído muito bem na missão que lhe foi confiada, pois usa da diplomacia para equilibrar algodão entre cristais. Os vereadores Carlito e Ruy Machado, com bastante experiência parlamentar, estão carregando as baterias e deixando que elas fiquem acumuladas para usá-las no segundo período legislativo, que terá início no próximo mês de Agosto, sendo que Ruy tem sido interlocutor constante do prefeito Vane e do ex-prefeito Azevedo.
E o povo o que pensa de tudo isto? Não pensa nada, porque não acompanha como deveria ser o que acontece nas reuniões de comissões e plenárias e continua sendo, como sempre foi, condutor de homens e mulheres que ele pensa que vai transformar em realidade os seus anseios e aspirações.

Nenhum comentário: