terça-feira, 30 de julho de 2013

Oftalmologista alerta para importância do Teste do Olhinho em recém-nascidos


O Ministério da Saúde divulgou dado recente sobre a proporção de números de cegueira que poderiam ser evitados com a realização do Teste do Olhinho: 80% dos casos. A detecção precoce de doenças como catarata, glaucoma congênito, opacidade de córnea, inflamações e hemorragias pode ser realizada antes mesmo do primeiro mês de vida, período recomendado para realização do exame oftalmológico. No DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha Unidade de Itabuna, a médica oftalmopediatra Luciana Pinto (CRM 13714) é uma das profissionais que realiza este exame tão importante.



Segundo estimativa divulgada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, a cada minuto, uma criança fica cega no mundo. A entidade calcula que, somente no Brasil, existam em torno de 25 mil crianças cegas. “Muitos desses casos poderiam ter sido evitados com a realização do Teste do Olhinho, exame que propicia diagnóstico e tratamento precoce, garantias de maiores chances de aumento da qualidade de vida e até cura de determinadas doenças”, declarou a oftalmologista Luciana Pinto.

O Teste do Olhinho pode detectar nos recém-nascidos diversas doenças oculares ainda em fase inicial, a exemplo do diagnóstico precoce de catarata, inflamações intraoculares, opacidades de córnea, hemorragias intravítreas, glaucoma congênito e tumores intraoculares grandes.

O exame oftalmológico nos bebês é considerado uma técnica simples e rápida. Realizado em uma sala escura, o teste consiste na iluminação pelo médico do olho do recém-nascido com um feixe de luz específico. A oftalmologista Luciana Pinto alerta sobre a importância de se manter uma regularidade de consultas ao oftalmologista durante a infância. “Fazer o Teste do Olhinho é o primeiro passo de uma caminhada em parceria com o seu oftalmologista por toda a vida, já que, ao menos uma vez por ano, é indicada a realização de um check-up ocular”, finalizou Dra. Luciana.


         Mediante a importância dos benefícios registrados na realização do Teste do Olhinho, os planos de saúde foram obrigados, desde 2010, a incluírem o exame na cartela de procedimentos cobertos pelas operadoras. O exame também é garantido pelo SUS e integra a tabela de serviços que serão garantidos no programa Rede Cegonha, em fase de implantação pelo Ministério da Saúde.  

Por - Jack Simões

Nenhum comentário: