sexta-feira, 5 de abril de 2013

Volta da gestão plena da agora só depende do Ministério da Saúde



A volta do comando único, que garante a gestão plena da saúde pelo município foi o assunto tratado pelo secretário municipal de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, esta semana em Brasília, em reunião conjunta com o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Jorge Solla, e o Superintendente de Regulação do Estado, Andres Alonso.


O secretário Renan Araújo fez um balanço das medidas que estão sendo adotadas para atender as exigências feitas pelo Ministério da Saúde para que Itabuna tenha de volta a gestão plena. Renan Araujo mostrou que a Secretaria de Saúde já cumpriu a maior parte do protocolo e segue preparando toda a rede com vistas à retomada do comando único.

Segundo o secretário, o Ministério da Saúde tomou conhecimento do incremento no financiamento do Estado nas ações de saúde, de 2008 até hoje, e comprometeu-se em realizar estudos e responsabilizar-se pela recomposição do teto financeiro do município, com a retomada do comando único por Itabuna.

Avanços

Durante o encontro, em Brasília, o secretário Jorge Solla lembrou que a perda da gestão plena deu-se, entre outros motivos, porque administrações anteriores deixaram de cumprir contratos com os prestadores de serviços, praticaram má gestão no Hospital de Base, ofereceram baixa cobertura de serviços e perderam a eficiência na rede de atenção básica.

Solla registrou ainda que a atual administração tem se empenhado em dar novos rumos à saúde de Itabuna e destacou a reestruturação da equipe da secretaria, a reforma e reabertura de unidades básicas e do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CEDORFI), a reforma do pronto socorro do Hospital de Base, a retomada da negociação com os prestadores de serviços e a parceria com a Sesab para a abertura da Central Regional de Regulação de Leitos.

Diálogo com vereadores

Os encaminhamentos feitos para garantir a volta da gestão plena na saúde e as ações que vêm sendo desenvolvidas em sua pasta foram temas debatidos com os vereadores pelo secretário Renan Araújo, nesta sexta-feira, durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. Na oportunidade o secretário informou que dentro de poucos dias serão entregues à população seis unidades de saúde reformadas e com sua estrutura melhorada.

As unidades básicas que serão reabertas são: Dilson Cordier, no São Roque; Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna; Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia; Lavínia Magalhães, no Conceição; Amália Lessa, no Novo São Caetano, e José Édites dos Santos, no São Caetano que foram reformadas.

Também será reinaugurado, reformado e ampliado, o Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CEDORFI), que funcionará na rua Miguel Calmon, no centro. As unidades básicas de saúde foram reformadas com recursos do Ministério da Saúde e estão sendo reequipadas pela prefeitura.

Da assessoria da PMI

Nenhum comentário: