domingo, 28 de abril de 2013

DEPUTADO CORONEL SANTANA

Deputado participa de audiência pública em Queimadas 

Crimes que demoram para ser solucionados, a falta de estrutura e contingente policial. Esta é a verdadeira face da segurança no município de Queimadas. Com o intuito de combater essa dura realidade, os vereadores da cidade realizaram na última quarta-feira (24), uma audiência pública para debater o tema. Na ocasião, estiveram presentes autoridades ligadas a segurança, membros de entidades sociais e o único representante da Casa Legislativa do Estado, o Deputado Coronel Gilberto Santana (PTN).

Durante as quatro horas de sessão, inúmeros moradores expuseram seus anseios, dando os presentes uma noção clara do cenário. O município de Queimadas possui, de acordo com o senso de 2010 24.584 habitantes, que não dispõem de um representante efetivo do Ministério Público, ou de um membro da polícia técnica. Com 2.097,668 km² que abrange 15 povoados, não detêm um grupamento de proteção necessário para garantir a ordem.

Os vereadores admitem que dentre as dificuldades enfrentadas, a falha na estrutura da segurança é um dos pontos mais preocupantes. É o que afirma o vereador Mário Regis. “Não podemos mais aceitar que Queimadas fique refém da criminalidade, precisamos de uma atenção maior por parte do Estado. Uma cidade desse porte não pode contar com esse tímido contingente policial”.

 De acordo com o Subcomandante do quartel da cidade, Tenente Eliotério Peixinho, a polícia local tem se esforçado ao máximo para suprir as demandas, mas precisa do apoio da prefeitura e da população para dar eficácia às incursões. “Não adianta a polícia trabalhar se a população não fizer a sua parte, que seria colaborar com as investigações”, desabafa Ten. Peixinho. Ainda segundo ele, soluções simples como, iluminação pública e requalificação das estradas que dão acesso ao município reduziriam a ação dos assaltantes.

Para o Deputado Coronel Gilberto Santana, é preciso reacender a parceria tríplice: sociedade, polícia e gestão local. Segundo o parlamentar, que tem uma larga experiência na área da segurança pública, essa coexistência é bastante salutar. “Com a atuação uniforme dessas três esferas, somada ao aporte fundamental que vem da família, as iniciativas certamente surtirão efeito”. O parlamentar acredita, que sem o apoio familiar não adianta a polícia agir e o poder público atuar com firmeza se a base do convívio social não desempenhar a sua função primordial, que é educar.

 Outro ponto citado por Gilberto Santana foi a revitalização das Associações Comunitárias, que através das atividades socioeducativas e culturais, conduzem os jovens a um futuro digno. “As ações desenvolvidas em comunidade são de grande relevância, tanto para a formação do cidadão, quanto para o crescimento social e até econômico do local, pois de uma associação pode nascer uma cooperativa”.      

Após ouvir e apresentar propostas, o deputado se comprometeu em levar as necessidades dos habitantes de Queimadas à Secretária de Segurança Pública da Bahia e demais órgão competentes. O Coronel Santana, também se colocou à disposição do município para auxiliar nas intervenções junto ao Estado. 

Nenhum comentário: