quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Carlos Freitas faz balanço positivo


Depois de quase dois anos cuidando de forma cumulada da pasta de transporte e trânsito, o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Freitas, faz um balanço positivo das atividades desenvolvidas durante a sua gestão. Freitas comemora avanços obtidos em diversos setores, como na sinalização do trânsito, no transporte público e na seara educacional. Na manhã de quarta-feira (4), durante concorrida solenidade no salão nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito Newton Lima deu posse ao capitão da Polícia Militar (PM), Marcelo Barreto, que passa a responder pela recém-criada Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito.

Entre as várias ações executadas na área de operação e fiscalização do trânsito, Carlos Freitas cita a formalização de alguns convênios de grande importância para o setor. Através de um deles, celebrado com o Detran, o município passou a operar com um sistema mais moderno de fiscalização. “Ilhéus foi a primeira cidade da Bahia a trabalhar com o talão eletrônico, instrumento que, além de funcionar como telefone, viabilizando a comunicação entre os agentes, expede notificações com maior rapidez e fotografa veículos envolvidos em infrações”, explica. Para complementar esse trabalho, foi criada a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) com o objetivo de julgar os recursos interpostos.

Outra ação importante destacada pelo secretário é o processo permanente de qualificação profissional viabilizada através de cursos de capacitação oferecidos pelo Denatran e patrocinados pela Prefeitura, num esforço que beneficia, inclusive, profissionais da área de trânsito de outros municípios do Estado, como Itabuna, Itapetinga e Teixeira de Freitas. Nessa seara, fornecendo diárias e passagens, a pasta possibilitou também a participação de vários servidores em cursos ministrados em Salvador. O segmento contabiliza ainda a criação do site da Setrans (http://www.setrans.ilheus.ba.gov.br/), onde o usuário tem a possibilidade de obter os horários das linhas de ônibus e acompanhar o andamento de eventuais recursos às infrações de trânsito, entre várias outras. Além de um trânsito melhor, com a instalação de placas e a pintura de faixas de pedestres, Carlos Freitas cita a implantação do sistema eletrônico de fiscalização, por meio dos registradores instantâneos de velocidade (pardais) visando diminuir o número de acidentes.

Projeto viário - Em função do aumento de acidentes em Ilhéus, resultado do incremento de veículos e da ausência de novas vias, a Secretaria de Trânsito e Transporte resolveu intervir em alguns cruzamentos ou interseções, com a elaboração de projetos de canalização e fiscalização de tráfego na tentativa de organizar e disciplinar o trânsito de veículos e pedestres. Entre as várias ações, destacam-se a elaboração do projeto viário de implantação da zona azul no centro da cidade; projeto de modificação do canteiro existente ao lado da 6ª Dires, na avenida Itabuna; projeto de sinalização vertical e horizontal para a colocação de redutores de velocidade na rodovia Ilhéus/Uruçuca, nas proximidades do povoado de São José; projeto de ampliação de estacionamento na avenida Soares Lopes, projeto de correção geométrica da via para modificação do tráfego de ônibus e para implantação de abrigos para pedestres na rua Lindolfo Collor, ao lado da Central de Abastecimento do Malhado. Além da implantação do projeto de sinalização de orientação turística no Centro Histórico, o município vem realizando, a cada seis meses, a sinalização horizontal, com a pintura de faixas de pedestres e linhas demarcatórias de fluxo de tráfego. “Tudo isso sem falar na manutenção constante da sinalização vertical através da instalação de placas de regulamentação, advertência, orientação e semáforos”, acrescenta Carlos Freitas.



Já na área de transporte público, foram realizados diversos ajustes nos horários dos transportes coletivos de passageiros, executada a recuperação de abrigos para passageiros de ônibus e promovida a instalação de novos abrigos em diversos pontos da cidade. O trabalho também contou com o aumento da frota de veículos equipados com elevadores para deficientes físicos, atendendo uma média de 15 linhas, com o combate ao transporte clandestino de passageiros e com a criação de novas praças de táxi e linhas de ônibus (como, por exemplo, a linha que beneficia os clientes e funcionários das empresas Macro/Atacadão). Outra conquista foi a criação do Conselho Municipal de Transporte, entidade que conta com a participação popular na formulação das políticas e na gestão do transporte urbano.

Por fim, o secretário Carlos Freitas ressalta o trabalho de educação no trânsito realizado durante a sua gestão. “Atingimos esse objetivo através de blitzen educativas, realizadas nos diversos pontos da cidade, com o objetivo de reafirmar junto aos condutores a necessidade do uso do cinto de segurança e a importância de não beber quando for dirigir, além de inúmeras outras medidas de segurança”, esclarece. Ainda segundo ele, esse trabalho também foi intensificado por meio da distribuição de material informativo, palestras proferidas nas escolas públicas e particulares de Ilhéus e de diversas campanhas específicas, como a “Semana Nacional do Trânsito”, promovida no período de 18 a 25 de setembro do ano passado, através de um estande montado no calçadão da Marques de Paranaguá.

Nenhum comentário: