quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Educação quer humanizar escolas
na rede municipal de Itabuna


Muito mais do que ensinar a ler e escrever, é preciso formar cidadãos com conhecimento de seus direitos e deveres e consciência de cidadania a partir de propostas de humanização em sala de aula. Esta tem sido a realidade da Secretaria Municipal da Educação, que tem incentivado a prática de ações envolvendo diretores, professores e alunos em toda a rede municipal.
Uma das unidades que já vive essa proposta é a Escola Flávio Simões, no bairro Califórnia, que passa por uma completa reforma em toda a sua estrutura física, inclusive com a construção de um palco, uma quadra poliesportiva, jardins aproveitando as áreas verdes e uma horta comunitária escolar que deverá ser mantida pelos próprios estudantes.
A diretora da Escola Flávio Simões, Cileudy Franco Nunes, ressalta que a escola é a segunda casa do aluno, e por isso mesmo é preciso que ele se sinta bem e tenha uma boa motivação para permanecer na sala de aula, aprenda a preservar esse espaço e acima de tudo, que sinta o desejo de voltar sempre.
Mas é preciso instrumentos que o atraiam, como o próprio incentivo ao esporte, à arte, ao lazer tudo isso associado à ação pedagógica, afirma a diretora. Ela lembra que esta tem sido a proposta da Secretaria da Educação há mais de quatro anos, desde quando lançou o Pátria Amada, considerado por ela, como um dos mais importantes projetos de resgate dos valores, da cidadania e da participação coletiva.
A diretora também anunciou para sua escola um novo projeto, o “Adote uma sala”, no qual um professor e um aluno serão os responsáveis pelo cuidado, preservação e manutenção de moveis, material didático-pedagógico e do ambiente. A Escola Flavio Simões tem cerca de 1.400 alunos, 80 professores e funciona nos três turnos.

Reforma geral
A Escola Flávio Simões também passa por uma grande reforma em toda a sua estrutura. As obras, que foram iniciadas há cerca de um mês incluem revisão nas instalações hidráulicas e elétricas, retelhamento, reforma da biblioteca, dos sanitários, da cantina com a colocação de azulejos, a construção de uma quadra poliesportiva e do palco e uma área para estacionamento. Também estão sendo implantados cinco jardins e uma horta.
O trabalho que deverá ser concluído dentro de 30 dias, está sendo feito de forma a não interromper nem atrapalhar o ano letivo segundo o chefe de Infraestrutura da Secretaria de Administração, Dilton Alves Reis, responsável pela manutenção dos prédios escolares e também das unidades de saúde do município. Ele informou que já foram reformadas outras escolas da rede como a José Nunes, no bairro Fonseca.
_________________________________________________________
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Vinicius Borges

Nenhum comentário: