quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Projovem oferece 800 vagas
e auxílio de 100 reais mensais


A Secretaria de Educação está oferecendo mais 800 vagas para a segunda entrada do Projovem, que tem como meta matricular 2,4 mil alunos em três etapas no período de 2008 a 2010. Segundo o assessor de Planejamento da Secretaria de Educação, Allan Salomão, as matriculas terminam em setembro. O curso será iniciado em outubro, e tem duração de 18 meses, oferecendo formação no ensino fundamental, material pedagógico, merenda escolar e auxílio de R$ 100,00 por mês para alunos com distorção de idade e série, na faixa dos 18 aos 29 anos.
Alan explica que o programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e concluir o ensino fundamental. Para a segunda entrada serão formados núcleos no Colégio D. Ceslau Stanula, no bairro Maria Pinheiro e no José Oduque Teixeira, na Mangabinha, além de novas turmas, cada uma com 200 alunos no Imean e no Flávio Simões
O Projovem também investe na formação de professores, que recebem capacitação continuada e monitores submetidos a uma seleção simplificada. O processo seletivo inclui ainda a seleção de merendeiras, assistente social, administradores e técnicos em informática. O edital, com 43 vagas, sai esta semana, com análise de currículo e entrevista, entre outros aspectos para professores de língua portuguesa, inglês, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
O programa, que é ligado à Secretaria Nacional da Juventude, um órgão vinculado à Presidência da República, tem o objetivo de integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária. O Projovem busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto a sua inserção social e profissional no próprio mercado de trabalho.

Nenhum comentário: