sábado, 29 de agosto de 2009

Combate a dengue é tema de
concurso de redação escolar


Numa parceria institucional entre a Prefeitura de Itabuna, através das Secretarias da Educação, Saúde, e o Rotary Clube Itabuna Sul (RCIS) foi lançado na quinta-feira, dia 27, durante encontro rotário no salão do Los Pampas, um concurso de redação escolar que tem como tema central como evitar a proliferação da dengue em Itabuna. O concurso é aberto aos alunos do Ciclo da Pré Adolescência III e Ciclo da Adolescência I, II e III (5ª à 8ª séries) da rede municipal da Educação e as inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de novembro de 2009, com entrega das redações no Departamento de Projetos Integrados na Secretaria da Educação.
O prefeito Capitão Azevedo foi representado na solenidade pelo chefe de gabinete, Ivann Krebs Montenegro, que elogiou a parceria institucional com o Rotary e juntamente com o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, apresentaram um relato sobre o Pacto Municipal Contra a Violência, que realiza o seu primeiro mutirão agora em setembro e do trabalho da comissão que coordena a programação das festividades do centenário de Itabuna em 2010.
Para o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, a parceria com o RCIS mostra a possibilidade de integração entre o governo e o terceiro setor: “Confirma também a teoria de que educação não se faz sozinho, mas com o apoio e a participação da comunidade”. Acredita ainda que essa parceria demostra a intenção para o desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade e focada em questões temáticas para o combate à dengue, que é um desafio para o governo e a sociedade.
Ele ressalta que a ação do Rotary envolve a Saúde e Educação, com o objetivo de contribuir na luta contra a dengue e na redução dos índices de infestação do mosquito causador da doença em Itabuna, através da mobilização de professores e alunos, mas com reflexo na comunidade onde vivem e atuam. Os trabalhos serão julgados por uma equipe multidisciplinar de educadores que atuam nas áreas de língua portuguesa, meio ambiente, ciências e geografia.
O secretário da Saúde, Antônio Vieira, disse que a iniciativa do Rotary Clube Itabuna Sul é elogiável, pois mostra que os diversos setores da sociedade estão preocupados e contribuindo de forma decisiva para a solução do problema da dengue, uma tarefa que exige vigilância permanente e um esforço coletivo. Lembrou que ano passado, em agosto, já existiam indicadores mostrando o perigo da eclosão de uma epidemia de dengue, o que acabou ocorrendo este ano, com 16 mil casos em Itabuna oito óbitos, o que considera uma calamidade.
Antônio Vieira destacou o esforço da Prefeitura de Itabuna em reduzir os índices de infestação predial em toda a cidade, inclusive realizando ações emergenciais em áreas consideradas de alto risco e com infestação elevada. “A dengue exige que estejamos permanentemente em alerta, daí a importância deste trabalho do Rotary, que deve servir de referência como um modelo institucional e por isso conta com o nosso apoio”.
O presidente do RCIS, Luis Fernando Guarnieri, destacou que o objetivo do concurso é sensibilizar e incentivar os alunos da rede municipal de ensino a expressarem seus conhecimentos e conscientizar os mesmos como cidadãos co-responsáveis pela preservação do ambiente e bem-estar da comunidade onde vivem. Destacou ainda que a dengue foi escolhida como um tema importante em função da epidemia ocorrida no ano passado.
Acredita Guarnieri, que além de se configurar como uma ação voltada para a cidadania, o concurso que oferece prêmios para alunos e seus professores orientadores, representa ao mesmo tempo uma ação afirmativa e de valorização da cidadania, “porque a ameaça da dengue continua e a responsabilidade do seu combate deve envolver o governo e a comunidade, agora com a participação dos jovens nesta luta como formadores de opinião junto à sua família e seus vizinhos”.

Nenhum comentário: