sábado, 28 de fevereiro de 2009

Estado mobiliza equipes para intensificar combate à dengue

O combate à dengue será intensificado em toda a Bahia. Em uma reunião, nesta sexta-feira (27), a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, mobilizou equipes de governo da Secretaria de Saúde (Sesab), capitaneada pelo secretário Jorge Solla, da Coordenadoria de Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente (Ima), o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, e Secretaria de Combate à Pobreza e Desenvolvimento Social (Sedes) para definir novas estratégias de fortalecimento das ações de combate à doença.

“Desde 2007, o governo tinha ciência da gravidade da doença e dos riscos do aumento da tendência de epidemia em algumas cidades. Tanto que a dengue estava na pauta da primeira reunião da Sesab com secretários municipais e prefeitos, há dois anos”, lembrou Solla.

O aumento da notificação das formas graves de dengue – Febre Hemorrágica, Síndrome do Choque Dengue e Complicações da dengue -, além da faixa etária da população mais atingida – de 5 a 14 anos, preocupam a equipe de saúde. Nos dois primeiros meses (até a 3ª semana de fevereiro) de 2009, a Sesab notificou 6.567 mil casos de dengue, sendo 255 nas formas graves. Desses, 82 casos foram confirmados, com 9 mortes por esta causa. Há 12 casos de óbitos suspeitos, aguardando confirmação.

“As crianças são mais vulneráveis aos tipos virais, por outro lado têm maior capacidade de reversão do quadro da forma grave quanto mais precoce for a intervenção”, alertou Jesuína Castro, coordenadora do Comitê Estadual de Mobilização e Combate à Dengue, instalado no ano passado, pelo Governo do Estado.

Na Bahia, há em circulação os tipos Den 1, Den 2 e Den 3 do vírus, que é disseminado pelo agente vetor da doença, o mosquito aedes aegypti, em todos os 417 municípios. Mas dos 82 casos confirmados de dengue grave até agora, 59 concentraram-se em 10 municípios, que são considerados estratégicos pelo governo para a intensificação do combate: Jequié , Itabuna, Salvador, Irecê, Itororó, Ipiaú, Retirolândia, Porto Seguro, Quixabeira, Jacobina, e Andaraí.

Em 2009, 135 municípios (32%) notificaram a doença, incluindo os 29 dos 45 municípios prioritários para o Programa nacional de Controle da Dengue. Até agora, as formas graves já foram confirmadas em 18 municípios.

Apoio

A Sesab tem se articulado com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para oferecer apoio integral aos municípios, apesar de a responsabilidade pelo combate da dengue ser, do ponto de vista legal, compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

Já houve capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico e manejo clínico de pacientes de dengue, remanejamento de agentes de endemias para municípios com maiores carências e articulação com o corpo de bombeiros para disponibilização do contingente para o trabalho de combate ao mosquito nas atividades de campo.

“É preciso ter também o comprometimento da sociedade nesse trabalho de mobilização para prevenir a doença, por meio do combate ao focos do mosquito, já que o governo já vem desenvolvendo ações, em parcerias com os municípios, previstas no Plano Estadual de Contingenciamento”, explicou Eva Chiavon.

Devem ser mobilizados também nessa empreitada, Marinha e Exército, além do Ministério de Saúde. O governo vai preparar ainda uma nova campanha de comunicação para mobilizar a população.

Nenhum comentário: