domingo, 28 de setembro de 2025

COARACI. AUDIÊNCIA PÚBLICA MUNICIPAL



Coaraci-Bahia

 





  A Prefeitura Municipal de Coaraci promoverá no próximo dia 27 de setembro (terça-feira), uma Audiência Pública, para avaliar as metas fiscais do Segundo Quadrimestre de 2025.

 O local da Audiência Pública será na Câmara de Vereadores de Coaraci, às 10h00, e todos os munícipes estão convidados, com a garantia de transparência da gestão pública por parte da municipalidade.



Da Redação

Foto: Internet

Fonte: Prefeitura Municipal de Coaraci

ITABELA. SAC MÓVEL NA PRAÇA DA MATRIZ (CENTRO)



Itabela-Bahia 









Em parceria com a PMI e Governo do Estado


  A cidade de Itabela receberá o SAC Móvel entre os dias 03 e 08 de outubro de 2025, na Praça Inocêncio Pereira (Praça da Matriz), das 07h00 às 17h00, com diversos serviços gratuitos à população.
 Serão oferecidos os serviços de Carteira de Identidade Nacional (CIN), Antecedentes Criminais, CPF e Ouvidoria Geral do Estado.




Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Itabela 

IBIRAPITANGA. PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO - SERVIÇOS GRATUITOS À COMUNIDADE



Ibirapitanga-Bahia 











 Na Escola do Quaresma 


  No próximo dia 02 de outubro de 2025, acontecerá na Escola dos Quaresmas, promovida pela PMI, uma grande ação de cuidados à saúde, com serviços gratuitos à população. 
  O projeto visa promover a orientação e prevenção de doenças e ofertando qualidade de vida aos participantes, com: Saúde da mulher e do homem, Vacinação, Testes rápidos, Atualização do Cartão SUS, Peso do Bolsa Família, Atendimento Odontológico, Atendimento médico e pediátrico, Orientações de primeiros socorros com a equipe do SAMU.
  O atendimento começa a partir das 09h00.




Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Secretaria de Saúde de Ibirapitanga

BELMONTE. MUDANÇAS NAS TROCAS DE ACOMPANHANTES E VISITAS NO HOSPITAL DR. JOSÉ DA COSTA PINTO DANTAS


Belmonte-Bahia







  O HPD Dr. José da Costa Pinto Dantas informa à população de que há novos horários para visitações dos pacientes e troca de acompanhantes, relembrando de que essa regra está em vigor desde o dia 19 de setembro de 2025.

Visitas: Todos os dias, das 14h30 às 15h30;

Troca de acompanhantes: Das 08h00 às 10h00, e das 19h30 às 20h30.


Regras da visitação:


* Máximo de 5 (cinco) visitantes por pacientes ao dia, sendo um por vez;

* Entrada somente pelo acesso em frente ao Pronto Socorro;

* Documento com foto e crachá de visitante obrigatórios;

* Respeitar normas de biossegurança e trajes adequados.



Da Redação

Foto: Internet

Fonte: Secretaria de Saúde de Belmonte  

BUERAREMA. AUDIÊNCIA PÚBLICA



Buerarema-Bahia 

(Entrada principal da cidade)




  

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal


  Na próxima semana (30), a Prefeitura Municipal de Buerarema realizará uma Audiência Pública, no intuito de avaliar as metas fiscais do Segundo Quadrimestre de 2025.

 O local da Audiência Pública será na Câmara Municipal de Vereadores, às 10h00, e toda a comunidade de Buerarema está convidada. 



Da Redação

Foto: Internet

Fonte: Prefeitura Municipal de Buerarema

POÇÕES. CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


Poções-Bahia 





CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA  ASSISTÊNCIA SOCIAL DA CIDADE DE POÇÕES


* Secretaria de Assistência Social - (77) 3431 - 3668

* CRAS 1 - Tigre - (77) 99862 - 9623

* CRAS 2 - Bela Vista - (77) 98142 - 7288

* CREAS - (77) 99952 - 3529

* CAMVI - (77) 99819 - 7297

* CADÚNICO E BOLSA FAMÍLIA - (77) 98135 - 3376

* ABORDAGEM SOCIAL - (77) 99850 - 1468


Obs. Os números de celulares também funcionam como ZAP.



Da Redação

Foto: Internet

Fonte: Secretaria de Assistência Social de Poções 

sábado, 27 de setembro de 2025

BRASIL. ANISTIA OU "DOSIMETRIA" : PAULINHO DA FORÇA CONSEGUE IRRITAR GOVERNO E OPOSIÇÃO

 

Deputado federal Paulinho da Força (Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados)





 Está azeda a relação entre Paulinho da Força (SD-SP) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB), que deu ao deputado a relatoria do projeto da anistia, rapidamente rebatizado de “PL da Dosimetria”. Paulinho condicionou a votação do texto que amplia isenção do Imposto de Renda à votação do projeto que relata, o que estressou governistas e aliados de Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto do IR. Nas reuniões que fez com as bancadas na última semana, Paulinho ouviu desaforos.

Deu barraco

 Líder da oposição, Zucco (PL-RS) subiu o tom no encontro com o deputado do Solidariedade, que não fala em anistia, só em reduzir pena.

Calma, gente

 O clima ficou tão pesado que, após reunião com a bancada, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), precisou recorrer a panos quentes.

Blefou e perdeu

 Paulinho também desagradou a ala governista na Câmara ao sinalizar a redução na pena do ex-presidente Jair Bolsonaro e reafirmar a fala do IR.

Texto esvaziado

 O PT viu a fala do relator como chantagem e saiu dizendo que deve fechar questão contra o texto que corre risco de morrer ainda na Câmara.


Do Diário do Poder


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

ITABUNA. DR. ANDIRLEI NASCIMENTO E DRA. ANTÔNIA EMELLY REÚNEM-SE COM APEDEFIR E SECRETÁRIA DE SAÚDE - DRA. LÍVIA MARIA BOMFIM




Para discutirem sobre pauta com reivindicações, além das responsabilidades dos entes federados com relação ao tratamento e direitos inerentes aos portadores da doença

   A Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Itabuna e Região - APEDEFIR, reuniu-se ontem (24) com a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Maria Bomfim, além da representante da Associação Frente Falciforme de Ilhéus, Noêmia Neves, que também é da Frente Falciforme do Interior da Bahia.
  Dr. Andirlei Nascimento e Dra. Antônia Emelly Nascimento Silva apresentaram uma pauta com 8 (oito) reivindicações em favor das pessoas as quais possuem a doença Falciforme, contando com a sensibilidade de Dra. Lívia Aguiar (Secretária de Saúde de Itabuna) bem como o comprometimento com a adoção de medidas necessárias à causa.
  Dr. Andirlei enfatiza de que é necessária a descentralização no que tange a assistência às pessoas com doença falciforme, assumindo cada município, as responsabilidades.
  "Sabemos da complexidade da doença, mas entendemos também da responsabilidade dos gestores, sejam: "municipal, estadual  e federal." acrescentou, Dr. Andirlei Nascimento.
  Recentemente, a APEDEFIR recebeu de forma gratuita a proteção jurídica dos advogados: Dr. Andirlei Nascimento (ex-presidente da OAB subseção Itabuna) e da advogada Dra. Antônia Emelly Nascimento Silva.
    



Da Redação
Fotos: APEDEFIR
Fonte: APEDEFIR

ILHÉUS. UESC. ABERTURA DE INSCRIÇÕES - SELEÇÕES DE PEÇAS DE ARTE, COLEÇÕES, ACERVOS ARTÍSTICOS (ARTES VISUAIS) PARA EXPOSIÇÃO NO MUSEU-VITRINE DAS ARTES VISUAIS DA UESC



Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.






Mais informações podem ser obtidas via e-mail 

Prof. Samuel Mattos: slomattos@uesc.br


EDITAL UESC Nº 177/2025 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE PEÇAS DE ARTE, COLEÇÕES, ACERVOS ARTÍSTICOS (ARTES VISUAIS) PARA EXPOSIÇÃO NO MUSEU-VITRINE DAS ARTES VISUAIS DA UESC.

 O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no uso das suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para a seleção de peças, coleções, acervos artísticos (no âmbito das artes visuais) de autoria de artistas sulbaianos e da comunidade UESC, para exibição (ao longo do ano de 2026) no Museu-Vitrine das Artes Visuais, projeto de extensão do Departamento de Letras e Artes (DLA), aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão sob nº 21/2010 e registrado junto à Pró-Reitoria de Extensão sob nº 0219.18.08.37.02AC.

 1. DA CLIENTELA, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E INSCRIÇÕES

   1.1 CLIENTELA 

Pintores (as), escultores (as), desenhistas, artesãos (ãs), fotógrafos (as), designers, ceramistas, gravuristas, artistas digitais e outros (as) do universo das artes visuais, oriundos (as) de cidades sulbaianas (da área de abrangência da Universidade) e da própria comunidade UESC (servidores técnico-administrativos, discentes e docentes).

   1.2 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA (a ser enviada para o e-mail slomattos@uesc.br, endereçada ao Prof. Samuel Mattos, curador, coordenador do Projeto. Todos os documentos devem estar no formato PDF): a) Formulário de inscrição (Anexo Único), a ser baixado, preenchido, assinado física ou digitalmnte e enviado no formato PDF; b) Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (que inclua número do Cadastro de Pessoa Física - CPF), Título de Eleitor e comprovação de adimplência junto à Justiça Eleitoral; c) Fotografias (PDF ou JPG em média resolução) da (s) peça (s) componente (s) da coleção artística ou acervo que pretende exibir. As fotos deverão ser nomeadas com informações quanto ao tamanho (centímetros), peso (quilograma) e o nome/título da obra.

     1.3 DAS PEÇAS A SEREM EXIBIDAS 

A (s) peça (s), coletâneas/acervos deve (em) se compatibilizar (em tamanho e peso) com o espaço de exposição do Museu-Vitrine, qual seja de 4m2 (em cada uma das duas vitrines), com total de quatro prateleiras em madeira, para suportar até 30 kg, cada. Cada exibição/exposição no Museu se dará por período entre 60 e 90 (sessenta e noventa) dias ou outro período em função da quantidade de obras selecionadas e ou de acordo com o (a) artista.

 Obs. A exibição das peças se dá a título de difusão artístico-cultural, sem fins comerciais. Os (as) artistas expositores (as) não obterão remuneração pela exposição dos seus trabalhos e estes, por sua vez, não serão comercializados no âmbito da Universidade. Todavia, o (a) autor (a) poderá, nas vitrines, informar sobre preço, formas de pagamento, locais de UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade – Rodovia Jorge Amado, Km 16 Reitoria (73) 3680-5311 – Fax: (73) 3689-1126 CEP: 45.662-900 – Ilhéus – Bahia – Brasil E-mail: reitoria@uesc.br comercialização, contato etc.

 OBS. O Campus Universitário, incluindo a área do Museu-Vitrine, é protegido por vigilância patrimonial e conta com monitoramente por câmeras de vídeo. As peças a serem exibidas estarão sob vigilância.

 DAS INSCRIÇÕES

- Período: De 13 de outubro a 28 de novembro de 2025, exclusivamente via e-mail. 

2. DA SELEÇÃO 

A seleção das peças, coleções e acervos será realizada em duas etapas: 

1ª Etapa (análise documental): da ficha de inscrição, da documentação apresentada, se em conformidade com os critérios apresentados neste edital; 

2ª Etapa (análise técnica): compatibilidade do tamanho das peças em relação ao espaço disponível no Museu; técnica utilizada na confecção dos trabalhos; originalidade do estilo; grau de complexidade técnico-artístico; criatividade e inovação; temática da obra e sua interface com questões sociais, culturais, educacionais, ambientais, políticas etc.; adequação do título ao conteúdo da obra; estado de conservação, dentre outros critérios artístico-técnicos.

 O (a) artista cuja obra seja selecionada será convocada (o) por meio de Portaria da Reitoria UESC, para que contate a Coordenação do Projeto, no intuito da confirmação do agendamento das exposições, da disponibilização e transporte das peças. 

Mais informações podem ser obtidas via e-mail: Prof. Samuel Mattos (slomattos@uesc.br). Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 23 de setembro de 2025.

 ALESSANDRO FERNANDES DE SANTANA

 REITOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC 

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade – Rodovia Jorge Amado, Km 16 Reitoria (73) 3680-5311 – Fax: (73) 3689-1126 CEP: 45.662-900 – Ilhéus – Bahia – Brasil E-mail: reitoria@uesc.br 

ANEXO ÚNICO (ficha de inscrição) Venho requerer, à coordenação do Projeto, minha inscrição para o processo seletivo, com vistas à seleção de peças, coleções, acervos artísticos para exibição junto aoMuseu-Vitrine das Artes Visuais, localizado no térreo do Pavilhão Pedro Calmon, Campus da UESC. Nome civil completo: 

Nome artístico ou social:

 RG/CNH nº:

 Emissão: 

Org. Expedidor/UF: 

CPF:

 Data de nascimento:

 Naturalidade:

 Nacionalidade: 

Estado Civil: 

Gênero: 

Número do título de eleitor: Seção: Zona: 

Mãe: 

Pai: 

Endereço residencial ou do local onde se encontram as peças a serem exibidas:

 Bairro: 

Cidade: UF:

 CEP: Cx. Postal: Telefone (Whatsapp): 

E-mail:

 Endereço em redes sociais:

Título da (as) peça (as), coleção, acervo (conforme fotos enviadas): 

Artista Sulbaiano ( ) Artista da UESC ( ) Setor/unidade: 

A peça/coleção/acervo é de minha autoria ( )

 A peça/coleção/acervo é de minha propriedade ( )

 Quantidade total de peças inscritas: 

No que se aplicar ao caso, informe sobre as peças: a) Tipo/espécie: b) Tamanho: c) Peso: d) Técnica utilizada: 

Local e data:         ,       de             de        2025. 


Assinatura


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade – Rodovia Jorge Amado, Km 16 Reitoria (73) 3680-5311 – Fax: (73) 3689-1126 CEP: 45.662-900 – Ilhéus – Bahia – Brasil E-mail: reitoria@uesc.br 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ALMADINA. AUDIÊNCIA PÚBLICA AMANHÃ (25)



Almadina-Bahia 






Para a Avaliação do Segundo Quadrimestre do ano de 2025


  A Prefeitura Municipal de Almadina realizará amanhã (25), uma Audiência Pública para a avaliação das metas fiscais do Segundo Quadrimestre de 2025, às 10h00.

  A participação dos munícipes é fundamental para a transparência e o fortalecimento da administração. A Audiência Pública será na Câmara de Vereadores, no centro de Almadina.



Da Redação

Foto: Amurc

Fonte: Prefeitura Municipal de Almadina 

BUERAREMA. CURSO GRATUITO DE FLORES ARTIFICIAIS



Buerarema (Entrada principal da cidade).





 EM E.V.A


   A Prefeitura Municipal de Buerarema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Núcleo de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor - NATE, oferecerá um curso gratuito de flores artificiais em material E.V.A.

    O aluno adquirirá uma nova habilidade de forma prática, além de poder transformar a habilidade numa forma de renda extra.

   O curso será do dia 07 ao dia 10 de outubro de 2025, no NATE (Praça principal). No matutino, das 08h30 às 11h00; no turno vespertino, das 14h00 às 16h30; no noturno, das 18h00 às 20h30. 

 


Da Redação

Foto: Internet

Fonte: Prefeitura Municipal de Buerarema

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

ILHÉUS. PESQUISA APONTA APROVAÇÃO DE MAIS DE 81% PARA A GESTÃO DO PREFEITO VALDERICO JÚNIOR









Levantamento realizado pela LMS Sondagem de Opinião avaliou a administração municipal e o cenário político do município


  A LMS Sondagem de Opinião, realizou uma pesquisa em Ilhéus para avaliar a administração municipal e o cenário eleitoral. O levantamento teve como objetivo mensurar a percepção da população sobre os serviços públicos, obras em andamento e políticas desenvolvidas pela atual gestão.

 De acordo com os resultados divulgados, a administração municipal, sob o comando do prefeito Valderico Junior, alcançou mais de 81% de aprovação entre os entrevistados. O índice reflete a avaliação positiva dos cidadãos em relação às ações implementadas e à condução das políticas públicas no município.

 “Esses dados nos ajudam a entender as demandas da comunidade e a planejar novas iniciativas para atender melhor os ilheenses”, afirmou o prefeito Valderico Junior.

 O estudo, realizado pela LMS Sondagem de Opinião, também analisou o cenário político local, contribuindo para um diagnóstico mais amplo da realidade do município. Os resultados reforçam a relevância do diálogo permanente com a sociedade para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

 Com a divulgação dos dados, a administração municipal reforça o compromisso com a transparência e a escuta ativa da população, utilizando os indicadores como base para o planejamento e o aperfeiçoamento das ações voltadas para o bem-estar coletivo.



por Sucom, Ilhéus

ITAJU DO COLÔNIA. PRIMEIRA MOSTRA AMBIENTAL


Itaju do Colônia - Bahia 












O evento busca a reflexão, aprendizado e valorização do ambiente 


  Por meio da Secretaria de Educação de Itaju do Colônia, a Prefeitura Municipal, realizará a I (Primeira) Mostra Ambiental, cujo tema é: "Belezas da Nossa Terra: Conhecer e Preservar." 
   No dia 25 de setembro, será no Distrito de Palmira, às 08h00. Já no dia 26 de setembro, acontecerá em Itaju do Colônia (sede), às 08h00.
   Todos os cidadãos estão convidados.



Da Redação
Foto: Internet
Fonte: Prefeitura Municipal de Itaju do Colônia