terça-feira, 27 de janeiro de 2026

MUNDO. ÍNDIA. AEROPORTOS NA ÁSIA REFORÇAM SEGURANÇA APÓS CASOS DO VÍRUS NIPAH

 Passageiras usam equipamento de segurança no aeroporto de Melbourne Passageiras usam equipamento de segurança para se proteger do coronavírus no aeroporto de Melbourne, Austrália (via Reuters - 13.mar.2020)  • Foto: AAP Image/James Ross

 

 

Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 

 

  Aeroportos em países asiáticos reforçaram medidas de segurança de verificação de saúde, após o diagnóstico de cinco casos do vírus Nipah, em Bengala Ocidental, na Índia, relatou a News-18, rede afiliada da CNN no país.

 Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram checagens semelhantes às feitas durante a pandemia de Covid-19 nos terminais.

 Segundo a emissora, as autoridades de saúde indianas buscam acalmar a população, afirmando que a situação está sob controle. Os casos foram diagnosticados em profissionais de saúde.

 A CCTV, emissora estatal da China, informou nesta terça-feira (27), citando a autoridade de controle de doenças, que nenhuma infecção pelo Nipah foi detectada no país, mas há riscos de casos importados

 O vírus Nipah já foi identificado outras vezes no Sudeste da Ásia. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele foi descoberto em 1999, em um surto entre criadores de porcos na Malásia, e é detectado com regularidade em Bangladesh e na Índia.

 O vírus é zoonótico, ou seja, é transmitido de animais para humanos. A infecção também pode ocorrer após a ingestão de alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.

 

 

Da CNN 

Nenhum comentário: