domingo, 21 de setembro de 2025

ILHÉUS. ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS REALIZOU SESSÃO DA SAUDADE EM HOMENAGEM A CARLOS VALDER DO NASCIMENTO


Prof. Dr. Carlos Válder do Nascimento

"In memmoriam". 

Ex-procurador da Seccional da Advocacia Geral da União - AGU (Brasília-DF); Ex-procurador-chefe da Procuradoria Federal (Brasília - DF).  



Da esquerda para a direita: Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF (Gilmar Mendes); Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins; Prof. Dr. Carlos Válder do Nascimento "in memmoriam". No lançamento do livro: Tratado do Direito Constitucional de autoria do ministro Gilmar Mendes e o saudoso Carlos Valder do Nascimento, no Supremo Tribunal Federal - STF 




   Na sexta-feira, dia 19/9, às 18 horas, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI), realizou sessão da saudade em homenagem ao confrade Carlos Valder do Nascimento.

  O professor e jurista Carlos Valder, que era casado com a educadora Dinalva Melo do Nascimento, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), faleceu dia 4/5, e ocupava a cadeira 27 da “Casa de Abel’, que tem como patrono José Sá Nunes e fundada por Heitor Dias.

 A sessão foi conduzida pelo acadêmico-presidente da ALI, o professor e advogado Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento (cadeira 14) e a saudação foi feita pelo confrade Ezequiel da Silva (cadeira 33).

  O professor Carlos Valder do Nascimento formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em 1978, e obteve o título de doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com uma tese voltada à adequação do sistema tributário nacional à ordem econômica e social. Atuou como professor na Escola de Magistratura do Trabalho (EMATRA) e na Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes, da OAB-BA.

  Por mais de três décadas, foi professor adjunto de Direito Tributário na UESC, tendo lecionado, ainda, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Direito Constitucional. No âmbito profissional, integrou o corpo jurídico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), atuou como Procurador Seccional da Advocacia-Geral da União (AGU), entre 1993 e 2003, e exerceu a função de Procurador-Chefe da Procuradoria Federal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Destacou-se também como advogado parecerista no Estado da Bahia.



Do Jornal Direitos

Fotos: Supremo Tribunal Federal - STF

            Arquivos 

Nenhum comentário: